A cidade capixaba de Pedro Canário faz divisa com o estado da Bahia, recebendo forte influência gastronômica e cultural dos dois estados vizinhos. Chamada de “doce terra morena”, é um destino para quem busca esportes de aventura ou turismo de natureza.
Trilhas ecológicas, rochedos e cachoeiras como a Criminosa, dos Pretos, Ubirajra e a da Igreja são algumas das atrações mais conhecidas, além do Vale do Itaúnas, muito procurado por aventureiros.
No centro da cidade fica a Lagoa Augusto Ruschi, um dos maiores patrimônios hídricos regionais e o cartão-postal local. Na Igreja Matriz, um afresco italiano sobre o altar atrai os turistas. Ainda na região central, vale a pena uma visita à Residência Oficial do Fundador.
As festividades culturais atraem visitantes de vários locais, sendo os principais eventos o Festival das Estrelas, Encontrão Cultural, Auto da Paixão de Cristo, Procissão de Corpus Christi, Festa da Padroeira, Forró da Tábua Lascada, Jesus na Praça, Arraiá do Gonzagão e a Marcha para Jesus.
A cidade, embora pequena, é bastante acolhedora e está localizada em uma região rica em rios e belezas naturais.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Vilamir Azevedo, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons