Home - Destinos Nacionais

Penápolis: às margens do Tietê

A cidade paulista de Penápolis, reconhecida como um dos polos culturais do interior do estado de São Paulo, fica às margens do Rio Tietê, que nesse ponto corre amplo e limpo. Com oferta de tanta água, as margens se transformam em pequenas praias que atraem moradores de toda a região.

Foto por Celso Braz, via public domain, via Wikimedia Commons

Quem passa pela cidade pode conhecer alguns pontos turísticos interessantes, como o Museu Municipal do Folclore, criado em 1974, com uma coleção de objetos que expressam a cultura espontânea e uma exposição permanente com um serviço de monitoria. Para conhecer a história local, o Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, criado em 1958, tem como missão promover a salvaguarda do patrimônio histórico da cidade, para contribuir com as reflexões da comunidade local e regional no uso do território e na identidade cultural.

Ainda na visita aos museus, Penápolis tem um bem inusitado, o Museu do Sol, espaço destinado a documentar, preservar e promover exclusivamente a Arte Primitiva Brasileira. Conta com 406 tombamentos, em pinturas (221), esculturas (39), desenhos (32), gravuras (76), entalhes (33) e objetos (05). A coleção do Museu do Sol foi a primeira do gênero formada no Brasil. Há ainda o Museu Municipal de São Francisco, criado para colecionar, estudar, incentivar, salvaguardar e difundir obras com a temática do padroeiro da cidade, produzidas por artistas locais, nacionais e estrangeiros.

Outro ponto a ser visitado na cidade é a “Primeira Casa de Penápolis”, uma das construções mais antigas da cidade, que abrigou os frades capuchinhos que faziam um trabalho de orientação religiosa, já tendo sido também escola e até um hospital. No local foi realizada a missa de fundação da cidade, e, pelos seus múltiplos usos para os habitantes da nova cidade, passou a ser denominada 1ª Casa de Penápolis.

Penápolis tem uma vasta programação de eventos durante todos os meses do ano, como o Bonenkai, realizado pela Associação Cultural Nipo Brasileira, quermesses, copas esportivas e culturais, Exposição Nacional de Orquídeas em julho, a Festa do Peão, Cavalgada no dia de São Francisco, entre outros.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Celso Braz, via public domain, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

15 horas atrás

Conheça dois destinos diferentes para comemorar Natal e Ano Novo

Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…

16 horas atrás

Cia. Tempos-juncos estreia curta-metragem Ivo & Lino no Espaço Cultural Grande Otelo em Osasco

O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…

3 dias atrás

Fórum Nacional de Turismo Religioso guia práticas e estratégias para o turismo no Brasil

Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…

3 dias atrás

Pré-Temporada de Verão em Balneário Piçarras conta com atividades de aventura, culturais, natureza e gastronomia

Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…

3 dias atrás

JW Marriott Hotel São Paulo oferece programação festiva para Natal e Réveillon

Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…

3 dias atrás