0 Home-Destaque - banner principal

Penedo (AL): história à beira do São Francisco

A cidade de Penedo, localizada às margens do Velho Chico, fica a 160 km de Maceió e merece fazer parte do roteiro de viagem de quem visita Alagoas.

Foto por Nathanael De Melo Araujo, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Pequena e cheia de charme, nascida no século XVI, tem em suas ruas muito das memórias do Brasil colonial, com influências portuguesa e holandesa. No chamado centro histórico, ruas de paralelepípedo guardam museus, conventos, igrejas e casarões coloniais.

A Igreja Nossa Senhora da Corrente é um dos lugares mais bonitos e importantes da cidade. Construída em 1765, preserva sua arquitetura em estilo barroco e rococó. A decoração interna é em azulejaria portuguesa em policromia, e o altar-mor tem detalhes folheados a ouro.

O Paço Imperial, hoje um museu, guarda relíquias do período colonial brasileiro e também conta a história da visita do Imperador D. Pedro II a Penedo.

Foto por GLandovsky, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

O Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos também respiram história e guardam joias arquitetônicas e artísticas. No século XVIII funcionou como uma escola de filosofia, francês e latim para alunos vindos de todas as partes do Brasil. Mesmo depois de anos, seus edifícios continuam intactos e permanecem abertos ao público para visitação.

Com o maravilhoso Rio São Francisco ladeando a cidade, certamente um passeio pelo rio da integração nacional não pode ficar de fora. O tour tem duração de cerca de 45 minutos passando por belas paisagens, atravessando áreas de rochedos, onde Penedo começou.

Para quem gosta de aventura, inclua no roteiro uma visita à Pedra de São Tomé, na ilha de São Pedro. Para chegar ao local, você precisará fazer uma travessia de barco em um trajeto que tem duração de 10 minutos, e mais 20 minutos de caminhada até a Pedra de São Tomé. Durante o trajeto, os guias contam um pouco da história da ilha e o porquê da pedra despertar tanta curiosidade dos seus visitantes, pois acreditam que existem pegadas do apóstolo São Pedro em cima da pedra, que também cravou o seu cajado para comprovar o seu poder e a presença no local.

A visita à Foz do Rio São Francisco é um passeio clássico local, que oferece uma paisagem espetacular, um verdadeiro presente da natureza a 30 km de distância, já na cidade de Piaçabuçu, onde o rio encontra com o mar e é ladeado por lindas dunas com areia dourada.

Assim como em todo o estado de Alagoas, a cidade de Penedo também oferece uma deliciosa culinária nordestina, com pratos que agradam aos mais diferentes paladares.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Caioviniciuscosta, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

Hotéis Marriott International no Brasil anunciam promoções imperdíveis para a Black Friday

Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…

2 dias atrás

Orlando tem mais de 20 eventos para celebrar as Festas de Fim de Ano

Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…

2 dias atrás

Parceria entre Giro Brasil e Reisen Clube promove experiências de turismo na TV Cultura

O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…

2 dias atrás

Salvaterra: Da História Colonial às Praias da Ilha de Marajó

Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…

3 dias atrás

Salinópolis: Entre Praias Paradisíacas e Tradições Pesqueiras

Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…

3 dias atrás

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

3 dias atrás