Tanto mar, tanto mar…
A pesca em São Sebastião, sempre foi e sempre será uma atividade típica caiçara. Mas não é mais destinada só para pescadores à procura de relaxamento. A Cooperpescass (Cooperativa de pesca de São Sebastião) Implantado em São Sebastião há mais de 9 anos. Ela reafirma seu potencial e mostra a importância de parceiros como o Governo do Estado e o SEBRAE, que resultaram no surgimento da cooperativa. O objetivo da cooperativa é vender por um preço camarada tanto no atacado como no varejo. Seu carro chefe é o camarão sete barbas e no verão podem contar com a lula e o peixe. Começaram com 21 pessoas , que é a quantidade mínima para formar uma cooperativa. E atualmente, são 80 embarcações cooperadas de São Sebastião e Ilhabela.
“Poderíamos agregar somente cooperados de São Sebastião… Mas como trabalhamos no mar, entendemos que não existe um dono do mar, todo mundo ajuda o outro. Existe uma cooperação entre todas as embarcações no mar” argumenta Raphael Cliquet Luciano, diretor administrativo da Cooperativa.
Há vestígios da existência de pesca em lugares arqueológicos do período Paleolítico, há cerca de 50 mil anos atrás, sendo a pesca, juntamente com a caça, uma das primeiras profissões do homem. No Sul dos continentes Africano e Europeu, há pinturas rupestres datadas de há 25000 anos atrás representando peixes e cenas de pesca. Depósitos de conchas e de restos de ossos – conhecidos por “kitchen middens” encontrados no litoral um pouco por todo o mundo, usados pelos arqueólogos para identificar locais de assentamento de populações nos primeiros dias da civilização, revelam a utilização de bivalves para a alimentação. Biologia Marinha 3º Ano – 2º Sem, FCMA- Universidade do Algarve, Manoel Afonso Dias
Para saber mais sobre cultura, gastronomia, esportes em São Sebastião, clique aqui