Piranha é um município localizado no sertão do estado de Alagoas e com uma população de 25 mil habitantes. A cidade possuí uma grande relação com a história do cangaço. A cidade fica na divisa do estado de Alagoas com Sergipe, nas margens do rio São Francisco e fica cerca de 290 km de Maceió.
Foi fundada no século XVII e era chamada de “Tapera” e ganhou o nome de Piranha quando um pescador pescou uma piranha e levou para casa, porém esqueceu o cutelo e falou para o filho: “Vá ao porto de piranha e traga meu cutelo”. Com a implementação da navegação a vapor em 1867 entre Penedo e Piranha que impulsionou o desenvolvimento local, junto com a estrada de ferro e em 1885 quando se tornou um distrito; em 1949, o município passou a ser chamados de Piranha. Durante o cangaço (1870-1940) o lampião era uma das pessoas mais procuradas do Brasil e em 1938 um grupo de policiais saiu de Piranha para caçá-lo e culminou na morte de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros; a cabeça de Lampião e de seu grupo ficou exposta na praça de Piranha e mais 12 cidades do Brasil.
O município possuí pontos turísticos muito relacionados com a história local, como por exemplo, o Museu do Sertão e também conhecido por Museu do Cangaço que conta a história do cangaço e da captura do Lampião; a Rota do Cangaço é uma trilha que passa por onde Lampião foi morto e a fazenda que ele se abrigava; o Mirante Secular guiava os barcos no rio São Francisco que hoje possuí um restaurante; o Mirante da Igreja do Bonfim com uma bela vista da cidade e do rio; a Prainha de Piranha fica localizada no centro da cidade e costuma ficar cheia nos finais de semana devido ao seu pequeno espaço; a hidrelétrica do Xingó, fica 12km de Piranha e oferece um tour de uma hora com um preço de R$ 100,00 por carro; os caniôns próximos a cidade também são muito visitados pela sua beleza e águas cristalinas.
A cidade tem várias opções de hospedagem com boa qualidade: o hotel Pedra do Sino é um hotel com preços mais altos, mas oferece uma boa estrutura aos hospedes; o Dunen Hotel fica próximo aos principais pontos turísticos da cidade e ainda oferece passeios, artesanatos locais e souvenirs; a pousada Porto de Piranhas fica no centro da cidade e possuí uma vista para o rio São Francisco e fica próximo ao centro histórico.