Conhecemos Pisac dois dias após termos visitado Macchu Picchu. Acreditávamos que depois daquela experiência maravilhosa que tivemos, pouca coisa iria nos surpreender nos demais sítios arqueológicos… ledo engano. Pisac é incrível! Demos sorte de sermos acompanhados por um guia nativo, o Dario Balanda, simpático, interessado em nos apresentar cada aspecto da sua cultura. Tivemos uma verdadeira aula de cultura Inca, sobre a invasão espanhola e a politica local. Aqui entre nós, acabou por mudar algumas crenças que tínhamos, típicas de quem só ouve a história contada pelo vencedor.
Ao longo do caminho conhecemos o maior cemitério Inca e também o mais antigo da América do Sul. Ele fica no paredão de uma colina e nela, nos dias de hoje, existem diversos buracos. Eles foram feitos por larápios a procura de ouro e joias, que lá estavam pois eram enterrados junto com seu proprietário nessas covas.
Você passa pelo sistema de aqueduto, que são canais de pedra que aproveitam a água do rio, além de desvia-lá para outras regiões.
Ao final da trilha vai se deparar com o conhecido e fantástico sistema agrário dos Incas, com recortes concêntricos e simétricos na terra, em níveis de altitude diferente. Essa arquitetura possibilitava ter áreas de umidade e temperatura diferentes, assim como exposição ao sol. Desta forma, viabilizavam o cultivo de inúmeros produtos agrícolas.
Veja mais sobre o laboratório agrícola dos Incas em Moray
Dario nos mostrou a trilha que os quínchuas (povo local) usavam para chegar a Cusco que, por cortar as montanhas, reduzia a distância para 11 quilômetros. E, o mais interessante é que de 2 em 2 quilômetros se mantinham um informante, assim, quando precisavam de uma comunicação rápida, cada um corria por 2 quilômetros e em cerca de 25 minutos a comunicação era realizada.
No final do trilha, por iniciativa de Dario, meditamos ao som de flauta Inca (gravada em seu celular), o que transformou o passeio em uma bela experiência!
Pisac também é conhecida pela extração e fabricação de peças de prata, por isso é inevitável dar uma passadinha nas fábricas da cidade para conhecer a produção e o produto final.
Divulgação O hotel JW Marriott Lima anunciou a completa renovação de seus quartos, reafirmando seu…
Divulgação Localizado em Tijucas do Sul, a apenas 45 km de Curitiba, o Villa Passaredo…
Divulgação Prepare-se para curtir um fim de semana com muita música e cozinha encontradas nos cinco…
Divulgação O Tivoli Ecoresort Praia do Forte prepara uma experiência musical única para seus hóspedes.…
Divulgação O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e…
Divulgação A rede Summit Hotels anuncia a incorporação de um novo empreendimento ao seu portfólio…