Visitar Pomerode é como chegar a uma típica cidade rural da Alemanha, com jardins floridos e casas em arquitetura enxaimel. Ao caminhar pelas ruas, as placas se apresentam nos idiomas dos dois países, e a população local usa o dialeto pomerano e o alemão.
Em Santa Catarina, Pomerode está a 174 km de Florianópolis e tem apenas 60 anos de emancipação política, tendo pertencido anteriormente a Blumenau.
O Portal Turístico da cidade é um ponto obrigatório para fazer uma foto. Há ainda diversos locais a serem visitados, como o Museu do Marceneiro, que fica na parte inferior da loja de Móveis Behling, onde se pode ver um moinho de água que fazia a tração de energia há muitos anos, além de móveis e ferramentas que ficam expostos na loja.
No Museu Casa do Imigrante, a história de Pomerode é contada sob a perspectiva da família Weege, onde através da mobília antiga, da configuração da casa e de sua arquitetura é mostrada na prática como era a vida ali no período da imigração.
Caso sua viagem seja no período da Páscoa, você vai poder encontrar nos jardins de Pomerode várias cascas de ovos coloridos penduradas em árvores.
Quem gosta de carros não pode passar pela cidade sem conhecer o Museu do Automóvel, com uma coleção de carros clássico dos anos 40, 50 e 60, como Ford, Mercury, Cadillac, Chevrolet, entre outros.
Já o Museu Pomerano conta a história de Pomerode desde a chegada dos imigrantes europeus na região do Vale do Itajaí, com detalhes de utensílios de época e retratando a evolução e a independência da cidade.
A Vila Encantada e o Museu do Brinquedo são passeios onde adultos se encantam tanto quanto as crianças. Na Vila Encantada, além de vários brinquedos, estão espalhadas esculturas de dinossauros e espaços de interação para aproveitar, e uma praça de alimentação com lanches e cafés. O Museu do Brinquedo expõe vários tipos de brinquedos de diferentes épocas, como velotrol, bonecas, ferrorama e diversos jogos antigos.
Os sabores são uma atração à parte em Pomerode. Existem várias lojinhas de fábrica de chocolates, muitos deles premiados e reconhecidos internacionalmente. Há ainda várias iguarias germânicas para experimentar e, para quem gosta de doces, tem os strudels e a famosa “cuca”, de vários sabores.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Renato Soares/MTur