Companhia teatral de Mogi das Cruzes oferece oficinas e a encenação das peças teatrais ‘A Cigarra e a Formiga’ e ‘Folk Fantástico’ a escolas da região
“Fazer com que os alunos dominem os conhecimentos de que necessitam para atuarem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel na sociedade”, ao mesmo tempo em que se proporciona o “desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas”. Estes são os objetivos da Tearts Produções Artísticas, de Mogi das Cruzes, ao apresentar peças teatrais em escolas da região, levando, além de arte e cultura, “a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação” aos alunos de todas as idades.
Neste momento, duas peças podem ser levadas para as turmas: ‘A Cigarra e a Formiga’ e ‘Folk Fantástico’.
Na primeira delas, o público é apresentado à clássica fábula de Esopo, que ganhou popularidade ao ser recontada pelo poeta francês Jean de La Fontaine. Enquanto Dona Formiga segue “na maior canseira” pelas trilhas carregando folhas e frutos para abastecer a despensa, a Cigarra “canta e encanta”.
Quando chega o inverno e seus sopros gelados, elas travam diálogos sobre a importância da conquista de alimentos, ao mesmo tempo em que interagem com um terceiro personagem, o “sempre por perto e maroto Beija-Flor”, que é poeta e dançarino.
O destaque fica com a demonstração de “valores como a importância do ser, o amor, amizade e a esperança”. Mas há um item adicional, que mostra o valor de cada uma das profissões: “a formiga percebe que não consegue viver sem a arte de seus companheiros, e numa história de amor e amizade falamos da importância de todas as áreas, passando pela figura do operário, do professor, do médico, do faxineiro e dos artistas também”, explica a fundadora da Tearts, Jamili Bensivenga Miguel, que coleciona mais de 45 anos de experiência teatral.
Já a segunda história, ‘Folk Fantástico’, é um passeio pelos mais interessantes contos do folclore brasileiro. É como uma contação de histórias no palco, com direito a encenações que divertem, figurino que encanta e danças que enchem os olhos. E em meio a tudo isso, estão os tão importantes valores humanos, como ensinamentos de bondade, pureza e amor ao próximo.
Ambas as opções estão disponíveis para turmas inteiras, que serão integradas à elaboração de cenas e na improvisação teatral. “Levamos o aluno a trabalhar com diferentes linguagens teatrais com a criação ou adaptação de uma história”, afirma Jamili, que mostra que as atividades envolvem também “artes plásticas, para construir os personagens e o cenário, músicas e coreografias”.
Por meio do teatro, escolas podem promover então uma iniciação à arte e à cultura, fazendo com que as crianças “desenvolvam um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, e atingindo melhor desempenho na verbalização”.
Detalhes para a contratação da encenação de peças teatrais estão disponíveis diretamente com Jamili, pelo telefone (11) 9.4750.0862.
“Trabalhamos com arte para a educação, de modo a proporcionar uma ferramenta em sala de aula para que se possa discutir arte, trabalhar e fazer arte cênica com as crianças”, finaliza a organizadora, convidando os professores a irem assistir aos espetáculos em cartaz nos teatros da região, como a peça ‘O Poder das Princesas e do Príncipe Eric’, que será encenado nos dias 23 e 30 de março, no Teatro Vasques, em Mogi das Cruzes.
Fotos por: Divulgação Tearts