Fazer turismo em Santos é muito peculiar. Sua área insular está dividida em sete canais construídos no início do século passado e que se tornaram os pontos cardeais dos santistas. E quando falo “sua área insular” é porque Santos não é apenas uma ilha. Apesar de concentrar apenas 1% da população, a área continental é duas vezes maior, com trilhas e cachoeiras espalhadas ao longo das rodovias Cônego Domenico Rangoni (Piaçaguera) e Rio-Santos.
Sua vocação de “cidade entreposto” está registrada desde o início da colonização. Por ser uma das cidades mais antigas do Brasil, a história de Santos é repleta de acontecimentos importantes, que por diversas vezes mudaram o rumo do país.
Seu porto, um dos mais importantes da América Latina, é parte fundamental do desenvolvimento da cidade e pode ser visitado por meio de escunas que saem da ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, e percorrem o canal que separa Santos de Guarujá.
No Centro, além de lojas e escritórios, você poderá passear de bondinho, em um percurso que permite ver os palacetes da época áurea da exportação do café. Visite os museus, as igrejas, os teatros Coliseu e Guarany e não perca a subida ao Monte Serrat pelo bonde funicular: no alto, temos uma visão de 360° da cidade. Ah! Aproveite para almoçar na Estação de Trem do Valongo, com cardápio e decoração de época maravilhosos.
Saindo do Centro, entre os canais 1 e 2, temos a Vila Belmiro, bairro que abriga o Estádio Urbano Caldeira, casa do Santos Futebol Clube, que dispensa comentários sobre sua importância no futebol brasileiro e mundial.
Na orla da praia, percebemos que a cidade é um ginásio esportivo a céu aberto, onde pessoas de todas as idades adoram se exercitar. Quadras de beach tennis, futvolei, tênis de praia, tamboréu, frescobol, ciclismo, canoagem, stand up e outros são os atrativos para movimentar o corpo e serenar a mente. Seu lindo jardim também deve ser explorado e não se esqueça de tirar uma foto com a estátua do leão na praia do Gonzaga! Caminhe, caminhe à beira mar, seja de dia ou de noite, e sinta o frescor do mar. Depois, pare para tomar uma água de coco. Um bálsamo!
Atrações imperdíveis para a criançada são o Aquário, no canal 6 e o Orquidário, no canal 1, além dos museus de Pesca, Marítimo e Marinho, na Ponta da Praia.
Aproveite também para conhecer a variedade de restaurantes que servem desde a comida típica caiçara até a alta gastronomia.
“Terra da liberdade e caridade” este é seu epíteto, este é seu lema, terra dos caiçaras, que compram “média” em vez de pão francês e que substituem o “você” pelo “tu”, sem medo de errar. Terra de gente que aprendeu a ter qualidade de vida. Terra de gente trabalhadora e que sabe viver e valorizar o chão que pisa. Santista é mais que um gentílico; ser santista é um estado de espírito. Santos é legal, é agitada, é acolhedora. Santos é bonita!
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…
A Mercado SP sediou no último dia 12 de novembro, no Mercadão, a 4ª reunião…
Para comemorar o Réveillon em grande estilo, algumas unidades da Summit Hotels terão uma ceia…