As maravilhosas praias de Ubatuba
Com quase 100 km de extensão, o litoral de Ubatuba apresenta inúmeras praias, grandes ou pequenas, nas quais podemos desfrutar desde o selvagem até o conforto máximo.
Contabilizamos 92 praias, fora as das ilhas. Não daria aqui para descrever todas, mas garantimos que se você estiver só ou acompanhado, se quiser agito ou solidão, temos certeza de que achará a praia ideal.
São tantas e tão belas que qualquer um ficará satisfeito. Um exemplo de extremos é a praia da Brava da Almada e da Iperoig. A primeira é o total isolamento, com um “muro” de abricoeiro que se estende na orla inteira e na segunda encontramos comércio, restaurantes e tudo que a vida urbana proporciona.
Destacamos algumas delas e logo abaixo colocamos a lista completa de praias.
Praia da Fazenda
Uma das últimas praias para quem está indo sentido a Paraty. A praia fica dentro do Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Picinguaba). É a minha preferida!
Você é obrigado a deixar o carro em um estacionamento do núcleo a uns 300 metros da areia. O que é muito pouco para se chegar ao paraíso. No ambiente do estacionamento você pode colaborar com R$ 10,00 (talvez tenham aumentado um pouco), como taxa ambiental. O que também vale a pena, porque o local, além de seguro para se deixar o carro, oferece uma boa ducha.
O cenário é deslumbrante, quilômetros de areia branca para todos os lados, o rio Picinguaba ao fundo, a vista do morro, praticamente nenhuma construção (só algumas casas e um camping que já estavam lá quando o Parque foi criado) e um manguezal para se apreciar os caranguejos.
E foi por isso que essa praia foi usada como cenário para filmes e mini-séries, como Ilha do Castelo Rá Tim Bum, A Casa das Sete Mulheres, Hans Staden, Desmundo, A Muralha e outras.
Praia de Picinguaba
A última praia para quem se dirige à Paraty é uma antiga vila de pescadores que, graças ao bom Deus, foi tombada pela Patrimônio Histórico. Ainda se pode curtir um pouco da cultura caiçara original da região, da culinária, do convívio com os pescadores mais antigos, das canoas e da pesca artesanal.
O local tem boa estrutura de restaurantes e hotéis e alguns deles, encravados no morro e com o acesso a pé. O que, apesar de cansativo, é muito bacana para quem busca uma vista paradisíaca e muita privacidade.
Praia Brava da Almada
Assim como a minha praia preferida, a praia Brava da Almada também faz parte do Núcleo Picinguaba. Para se chegar até lá é necessário pegar uma trilha a partir da praia do Engenho, mas que mesmo quem nasceu com a preguiça no corpo consegue fazer.
Agora se você quer um pouco mais de infraestrutura a vizinha Almada vai te proporcionar águas calmas e lugares para alimentação e sanitários.
Praia do Felix
Apesar de lotar na alta temporada, a praia ainda é considerada uma das mais reservadas de Ubatuba. Agrada tanto os turistas que buscam águas mais calmas como os surfistas… Suas extremidades são opostas, canto esquerdo com boas ondas para os amantes do esporte e no canto direito as águas formam uma piscina natural. Como em toda a região, sombras de abricós e natureza deslumbrante.
Ubatuba Mirim
Praia familiar! Excelente para passar o dia com a família levando seu “picnic” organizado e, claro, deixando o local como encontrou. Areia branca, águas calmas onde as crianças podem brincar a vontade e sob a observação tranquila dos pais.
Aproveite para caminhar e, se tiver disposição, correr pela areia fina e compacta.
Itamambuca
A mais “cult” de Ubatuba. Não dá para não se apaixonar por esta praia. Gente bonita, saudável, galera que gosta de se exercitar. A praia dos surfistas é também, na ponta da praia, a da família, onde se pode inclusive andar de caiaque e stand up paddle no rio Itamambuca.
No canto da praia você encontra também o excelente Itamambuca Eco Resort e o camping em área reservada e exclusiva.