Praia do Jabaquara
Antiga sede de fazenda, fica a 16Km do centro. Essa praia é bem preservada, rodeada de árvores e cortada por dois riachos, um em cada extremidade. Para quem quer sossego, é uma ótima dica.
Praia da Armação
Localiza-se ao lado do farol da Ponta das Canas. Cortada por dois riachos, é uma das mais freqüentadas pelos amantes de esportes náuticos. Possui esse nome por ter sido ponto de corte de baleias.
Praia da Pacoíba
Possui 200m de extensão. O acesso ao local é feito por uma pequena trilha. No local, funcionavam dois engenhos em que podem ser vistos.
Guarapocaia
Palco de lendas em especial uma, que deu origem a seu nome. A faixa de areia é coberta por altas palmeiras e coqueiros distribuídos pela praia.
Praia do Pinto
Localiza-se a 6Km ao norte da Vila. Antigamente, era uma colônia de pesca que foi substituída por um condomínio de casas de veraneio.
Praia do Barreiro
Possui aproximadamente 600m de extensão, sendo uma das maiores praias.
Praia da Fome
Possui 150m de extensão, seu acesso é dado através de trilha ou mar. É cortada por dois riachos. Foi o principal ponto de tráfico de escravos e assim se chama porque ali os escravos eram alimentados depois da longa viagem da África, para depois serem comercializados conforme seu peso.
Praia Mercedes
Localiza-se a 2,5Km ao lado norte da Vila, e a 8,5Km da balsa. Não é muito conhecida por localizar- se atrás dos muros de um grande hotel. É ideal para banhos de mar.
Praia da Siriúba
Tranqüila e pouco frequentada esconde, no canto da praia, uma igrejinha entre as pedras. O pôr do sol vale a visita.
Praia do Rabo Azedo
Localiza-se a apenas 5Km do centro de Ilhabela, localizada ao norte da ilha, com 150m de extensão.
Praia do Poço
Localiza-se após a praia de Jabaquara e seu acesso é feito através de trilha. Nela, encontra-se um poço natural que deu origem ao nome da praia. Com 50m de extensão, é desabitada e primitiva, abrigando ainda um sítio arqueológico.
Veja também os posts das Praias do Sul, Leste e Centro de Ilhabela
Para saber mais sobre meio ambiente, cultura e história de Ilhabela, clique aqui