Presidente Figueiredo está a 127 km da capital do Amazonas, Manaus, com acesso pela BR-174. A cidade das cachoeiras é um importante destino do turismo de natureza. Ela presenteia seus turistas com mais de cem cachoeiras de diversos tamanhos e vazões e muitas cavernas, emolduradas pela selva amazônica.
A cidade é pequena, mas há pousadas simples e hospitaleiras. A gastronomia local é tipicamente amazônica. Os pratos são compostos por muito peixe, farinha d’água e frutas locais.
Todas as cachoeiras valem ser visitadas, mas algumas são especiais. A principal delas é a Cachoeira do Mutum, cravada no meio da mata, com banheiras naturais em meio a suas pedras (chamadas jacuzzis naturais), onde é possível passar horas relaxando. Ao final, ainda é possível aproveitar uma pequena prainha de areia grossa e a própria cachoeira.
A Cachoeira do Santuário, uma das mais visitadas de Presidente Figueiredo, leva esse nome por causa de um pequeno santuário que fica entre as pedras próximo a uma das quedas da cachoeira. Continuando pela trilha lateral entre as pedras, há outras cachoeiras menores e ideais para mergulho.
Outra opção é a Cachoeira de Iracema, com grande lajeado bem abaixo dela, ideal para sentar e receber uma ducha para limpar o corpo e a alma. A cachoeira conta ainda com um grande poço formando uma piscina natural.
A Cachoeira da Pedra Furada, onde as quedas d’água passam por dentro da pedra caindo pelo teto de uma gruta com areia branca, cria um espetáculo de cores prismáticas sob a luz do sol.
Há ainda a Cachoeira dos Pássaros, a Gruta da Judéia, a Caverna do Maroaga, entre outros tantos atrativos. Uma boa programação é necessária, porque a permanência média em cada uma das cachoeiras é de quatro horas.
Grande parte da população é indígena, havendo várias comunidades locais abertas a visitação, onde é possível conhecer seus costumes, cultura e artesanato.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: iStock / Shawn Eastman Photography