Pureza, pequena cidade do Rio Grande do Norte, localizada nas proximidades do litoral norte do estado, na região de Mato Grande, é um ponto turístico que tem se tornado cada vez mais conhecido, que deve estar no roteiro de quem busca a simplicidade e uma natureza praticamente intocada, mas com ótima oferta de restaurantes, bares e pubs.
A história de Pureza começa no ano de 1806, na residência de Leopoldo Rodrigues Braga, que também residia às margens do Rio Maxaranguape, porém pouco da história se mantém intacta. Recebeu esta denominação por iniciativa do Dr. José Inácio Fernandes Barros, assíduo frequentador do local e forte defensor das propriedades naturais medicinais das águas da nascente do Rio Maxaranguape.
As nascentes de água cristalina estão entre as mais belas atrações do local. Localizada bem no centro da cidade, a Fonte do Olheiro é um dos locais mais belos de todo o município, sendo, além de ponto turístico, um reservatório de água para diversas áreas da região. É aberta para banhos com águas de temperatura morna.
O Tao Paradisefica na nascente do Rio Catolé, criando um verdadeiro oásis em meio às terras áridas que o rodeiam, com quiosques e cabanas que servem pratos regionais.
Outro ponto visitado pelos turistas é o Balneário Ninho dos Pássaros, que fica na zona rural da cidade. É um clube privado, mas que oferece day use, sendo possível aproveitar as áreas para esporte e o redário, além de banhos na sua lagoa.
A localização geográfica de Pureza ressalta a beleza do pôr do sol, que, se visto à beira de uma de suas fontes, se torna ainda mais especial.
A gastronomia local é outro atrativo, como a farofa de água, carne de sol, caranguejada, baião de dois, tapioca, beiju, cuscuz, arroz doce, entre outros pratos.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Prefeitura Municipal de Pureza / reprodução via http://pureza.rn.gov.br/