0 Home-Destaque - banner principal

Registro: capital do chá

Registro é a principal cidade do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo. Colonizada por japoneses, traz nas suas tradições culturais uma forte influência oriental.

Foto por Ken Chu – expressão studio

Em vários pontos da cidade de Registro estão instaladas esculturas do artista plástico Yutaka Toyota, confeccionadas com material das antigas fábricas de chá, dos armazéns e do engenho de beneficiamento de arroz. Um de seus grandes atrativos é o Templo Budista Honpa Hongwanji (Templo do Juramento Universal de Amida, o Buda da Terra Pura do Oeste), que foi construído em 1967.

Foto por Ken Chu – expressão studio

Os japoneses trouxeram para a região as plantações de chá, que hoje fazem parte de um dos roteiros de experiência. No Sítio Shimada, uma das propriedades da Rota do Chá, é possível colher no campo folhas de chá, conhecer a secagem e a trituração da folha, saber os diferentes tipos de chá e participar de uma Cerimônia do Chá.

Foto por Ken Chu – expressão studio

Para conhecer mais sobre a história dos japoneses na região, o Memorial da Imigração Japonesa Vale do Ribeira tem exposição permanente, formada por artefatos doados pelos colonizadores japoneses e seus descendentes e composta por um acervo heterogêneo, com objetos pessoais, álbum de fotografias, documentos, passaporte, maquinários, objetos religiosos e culturais, ferramentas agrícolas, indumentária, maquetes, entre outros.

Ainda dentro da cultura oriental, uma visita à fábrica de esteiras de junco é um passeio interessante. O junco é a matéria-prima utilizada para a confecção do tradicional tatami japonês.

Em Registro está a Fábrica de Cachaça Ouro do Lago. Produzida artesanalmente, é utilizada a cana-de-açúcar cultivada de forma orgânica, na própria Fazenda do Lago. A colheita da cana é feita sem a queima, e, após uma rigorosa seleção, é levada para a extração do caldo.

A região foi ocupada também por filhos de escravos libertos desde 1850, formando hoje a comunidade do Quilombo do Peropava, que foi reconhecida pelo ITESP – Instituto de Terras do Estado de São Paulo em 2011. Localizados em meio à natureza, produzem arroz, mandioca, cará, frutas e verduras em pequenas roças, além da farinha de mandioca, que são vendidos nas Feiras do Produtor e sob encomenda. É possível degustar um café da manhã e almoço tradicionais, mediante agendamento.

Foto por Ken Chu – expressão studio

A Praça Beira Rio, com vista panorâmica do Rio Ribeira e o Conjunto Arquitetônico KKKK, conhecido também como antigo Casarão do Porto, composto por quatro armazéns e um engenho, que era destinado ao beneficiamento de arroz, e que começaram a ser construídos em 1920, são outros pontos turísticos da cidade.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Ken Chu – expressão studio

Da Redação

Posts Recentes

Cia. Tempos-juncos estreia curta-metragem Ivo & Lino no Espaço Cultural Grande Otelo em Osasco

O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…

2 dias atrás

Fórum Nacional de Turismo Religioso guia práticas e estratégias para o turismo no Brasil

Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…

2 dias atrás

Pré-Temporada de Verão em Balneário Piçarras conta com atividades de aventura, culturais, natureza e gastronomia

Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…

2 dias atrás

JW Marriott Hotel São Paulo oferece programação festiva para Natal e Réveillon

Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…

2 dias atrás

Mercadão está entre os destaques do Guia Identidade Gastronômica Paulistana

A Mercado SP sediou no último dia 12 de novembro, no Mercadão, a 4ª reunião…

2 dias atrás

Ano Novo: Summit Hotels anuncia ceia exclusiva em hotéis selecionados

Para comemorar o Réveillon em grande estilo, algumas unidades da Summit Hotels terão uma ceia…

2 dias atrás