1 - Turismo

Reserva Natural Serra das Almas é um dos principais destinos no Ceará para observação de pássaros

A Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), tem se consolidado como um importante destino para a observação de pássaros. A unidade de conservação é gerida pela Associação Caatinga e conta com 6.285 hectares de extensão, sendo considerada a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Ceará.

Foto: César Ardila via Unsplash

A RNSA é abrigo para aquilo que mais interessa aos observadores de aves: uma fauna diversa e conservada. A área abriga mais de 235 espécies de aves, muitas dessas ameaçadas de extinção e/ou endêmicas, ou seja, que só existem no bioma Caatinga. E o que não faltam são motivos para comemorar. O reestabelecimento natural de sua fauna, como resultado de sua conservação, vem promovendo o retorno espontâneo dos animais, como é o caso dos tatus-bolas, e constantes novos registros de aves, como dos recentes papa-lagarta-de-euler (Coccyzus euleri) e tuju (Lurocalis semitorquatus).

“A Caatinga é o único bioma 100% brasileiro e vem sofrendo muito com a defaunação. A Reserva Natural Serra das Almas é um refúgio para a fauna, um local onde podemos sentir a importância e a riqueza de uma Caatinga preservada”, enfatiza Samuel Portela, Coordenador de Conservação da Biodiversidade da Associação Caatinga.

Samuel ainda explica que a Associação Caatinga faz parte do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga (PAN Aves da Caatinga), que tem entre suas metas promover ações de educação ambiental e campanhas de combate à caça e ao tráfico destas aves.

A RNSA dispõe de guias e está aberta para visitação todos os dias da semana. O agendamento da visita deve ser realizado com pelo menos quatro dias de antecedência, por meio do e-mail: caatinga@acaatinga.org.br ou telefone: 88 9955-6570.

Mais informações sobre a Serra das Almas

A Reserva Natural Serra das Almas é a maior RPPN do Ceará e resguarda quatro nascentes, sete trilhas ecológicas, exposições e réplicas de animais em tamanho real. O espaço também oferece alojamento com refeitório, dormitório e loja física para os visitantes. Além disso, o local é reconhecido pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela interação com as comunidades rurais do seu entorno.

Sobre a Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

JW Marriott Lima apresenta renovação completa de seus quartos com elegância e sustentabilidade

Divulgação O hotel JW Marriott Lima anunciou a completa renovação de seus quartos, reafirmando seu…

14 horas atrás

Villa Passaredo une charme, gastronomia e atividades ao ar livre no Paraná

Divulgação Localizado em Tijucas do Sul, a apenas 45 km de Curitiba, o Villa Passaredo…

15 horas atrás

Pinheiros é palco do Festival Sabores dos Bairros

Divulgação Prepare-se para curtir um fim de semana com muita música e cozinha encontradas nos cinco…

2 dias atrás

Ivete Sangalo apresenta show exclusivo no Tivoli Ecoresort Praia do Forte em junho

Divulgação O Tivoli Ecoresort Praia do Forte prepara uma experiência musical única para seus hóspedes.…

4 dias atrás

Semana dos Povos Indígenas é destaque da programação de abril do Museu Índia Vanuíre

Divulgação O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e…

4 dias atrás

Summit Hotels chega à Via Costeira de Natal com resort à beira-mar

Divulgação A rede Summit Hotels anuncia a incorporação de um novo empreendimento ao seu portfólio…

4 dias atrás