Sao Paulo Cultura

São Paulo na Revolução Constitucionalista de 1932

Obelisco Mausoléu aos heróis da Revolução Constitucionalista de 1932.  Foto Alf Ribeiro

Participação de São Paulo no conflito

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um sangrento conflito que durou de 9 de julho a 2 de outubro de 1932. O Brasil, em 1930, ainda vivia a velha política do “Café com Leite” segundo a qual a presidência da República era alternada entre mineiros e paulistas. Washington Luís, paulista, tinha como sucessor outro paulista, Júlio Prestes.  O que fez com que Minas Gerais ficasse descontente, pois queria colocar no cargo Antônio Carlos Ribeiro de Andrade. Já no Rio Grande do Sul, o movimento chamado Aliança Liberal (com apoio dos mineiros e do Partido Democrático de São Paulo) queria interromper essa alternância dos dois estados, propondo como candidato Getúlio Dornelles Vargas.

Entre conchavos, corrupção, fraudes e engodos, foi eleito o paulista Júlio Prestes. O assassinato de João Pessoa, vice de Getúlio, foi a gota d’água!  A oposição decepcionada e já armada deflagrou a revolução. No dia 3 de outubro de 1930, os insatisfeitos tomam sedes do poder público no Rio Grande Sul, assim como os rebeldes dos estados nordestinos, e se dirigem à capital, Rio de Janeiro.  Onde a Marinha foi decisiva no golpe contra Washington Luís, preso no Forte de Copacabana. A cidade de São Paulo passou ilesa pela revolta.  E parte da população comemorou quando chegou a notícia da derrubada do Governo Federal. As sedes dos jornais contra a revolução, como A Gazeta e o Correio Paulistano, foram destruídas.

São Paulo, nesse momento, era uma cidade dividida entre prós e contras ao novo governo. Não tardou, Vargas dissolveu o Congresso e os poderes estaduais; nomeou interventores nos estados; perseguiu opositores e imigrantes de todas as nacionalidades; decidiu pela não nomeação de um dos membros do Partido Democrático como interventor. Essas, além de outras ações, desagradaram o povo paulistano.

Primeiro comício

Então, o primeiro comício antigoverno foi realizado na Praça da Sé, em 25 de janeiro de 1932. O Partido Democrático e o Partido Republicano de uniram, formando a Frente Única Paulista para a luta pela reconstitucionalização e pela autonomia de São Paulo. Apesar de tratativas com o Governo Federal, nada conteve a multidão. No dia 23 de maio, revoltosos invadiram uma loja de armas na Rua Líbero Badaró e atiraram contra a sede do Clube 3 de Outubro (tenentes resistentes à revolução).  Foram mortos os jovens Euclides Miragaia, Mário Martins, Dráusio Marcondes e Antônio Camargo, considerados os mártires do movimento – MMDC. Junte-se a isto a força da mídia, no caso as rádios Educadora, Paulista e Record, que se uniram à revolução, levando a causa paulista a todos os cantos da cidade.

O QG funcionava na Rua Sergipe, 37, em Higienópolis. Dali, saíram os mandos para obrigar as forças públicas a aderirem à causa. Tudo arquitetado, com a população inteira apoiando o intento. Além das fronteiras do Estado, acreditava-se que Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso formariam aliança com São Paulo. O que não aconteceu. Soldados voluntários paulistas foram para a frente de batalha, munidos de poucas armas e parcos recursos, mesmo com a campanha do ouro. Cidades foram bombardeadas.

Oitenta e quatro dias de lutas enfim culminaram em armistício, mas dois anos mais tarde a nova Constituição seria revogada.

Foto Alf Ribeiro

Mausoléu dos Heróis de 32 – Obelisco do Ibirapuera

Em homenagem aos heróis da Revolução Constitucionalista de 1932, com 713 combatentes enterrados, inclusive os jovens Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.  É o maior monumento da cidade e foi inaugurado em 1970 com projeto de Galileo Ugo Emendabili. Aberto de terça a domingo das 10h às 16h.

Onde: Avenida Pedro Alvares Cabral, s/n – Ibirapuera.

 

Para saber mais sobre história, cultura e turismo em São Paulo, clique aqui

 

Renata Weber Neiva

Posts Recentes

Hotéis Marriott International no Brasil anunciam promoções imperdíveis para a Black Friday

Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…

1 dia atrás

Orlando tem mais de 20 eventos para celebrar as Festas de Fim de Ano

Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…

1 dia atrás

Parceria entre Giro Brasil e Reisen Clube promove experiências de turismo na TV Cultura

O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…

1 dia atrás

Salvaterra: Da História Colonial às Praias da Ilha de Marajó

Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…

2 dias atrás

Salinópolis: Entre Praias Paradisíacas e Tradições Pesqueiras

Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…

2 dias atrás

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

2 dias atrás