0 Home-Destaque - banner principal

Rio dos Cedros: imersão no Vale Europeu

A cidade de Rio dos Cedros faz parte do chamado Vale Europeu, no estado de Santa Catarina, que tem como marca as tradições originadas pela imigração europeia, com cultura e gastronomia tradicionais alemã e italiana.

Foto por Sádia Cattoni, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

A 180 km de Florianópolis, Rio dos Cedros tem altitude que varia de 85 metros acima do nível do mar no centro da cidade até 1.030 metros no alto da serra. O município tem mais de 600 km de estradas de terra, passando por casas típicas alemãs e italianas e por diversas paisagens naturais, quase sempre ladeadas por rios e cachoeiras.

Entre novembro e janeiro, as hortênsias florescem e dão um show à parte no visual, deixando a região serrana ainda mais linda. Os caminhos para as atrações, os jardins das casas, as barragens e a beira das estradas ficam repletos de flores dando um charme ainda mais especial à paisagem.

Quem visita a cidade tem muito que conhecer, principalmente atrações naturais, como a Cachoeira Formosa, próxima à Barragem Rio Bonito, com seus 34 metros de queda, e a Gruta e Cachoeira do Índio.

Para quem gosta de caminhadas, uma boa opção é visitar o Morro da Igrejinha, uma montanha com 899 metros de altura localizada na região de Rio Milanês, a 25 km do centro de Rio dos Cedros. Possui no seu topo uma pequena capela dedicada a Santo Antônio, com uma linda vista dos municípios de Indaial, Timbó e de quase toda Rio dos Cedros. A subida de cerca de 2 km é íngreme (120 graus), com elevação de 300 metros, e só pode ser feita a pé, mas tem uma trilha bem conservada.

No caminho para a região dos lagos, há vários empreendimentos que oferecem canoagem e rafting, com diferentes níveis de dificuldade.

A Ponte do Rio Ada é um local bastante interessante, coberta de madeira, a 10 km do centro, com churrasqueiras e pequena represa no rio de águas limpas e propícias para banho. Há ainda outras quatro pontes cobertas, todas restauradas.

Para quem gosta de compras, a dica é conhecer o artesanato de Vime Rio Milanês, em uma comunidade localizada a 25 km do centro, onde as famílias sobrevivem do artesanato de peças de vime. No local tem ainda a capela de São Miguel, com altar e móveis construídos em vime, aberta aos domingos.

A Festa Trentina, realizada sempre no final de semana próximo ao feriado de 07 de setembro, é uma das maiores atrações da cidade e celebra a memória dos imigrantes italianos do município, com comidas típicas, exposição de produtos e apresentações de canto e danças típicas italianas.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Maikon Almeida, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

Hotéis Marriott International no Brasil anunciam promoções imperdíveis para a Black Friday

Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…

1 dia atrás

Orlando tem mais de 20 eventos para celebrar as Festas de Fim de Ano

Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…

2 dias atrás

Parceria entre Giro Brasil e Reisen Clube promove experiências de turismo na TV Cultura

O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…

2 dias atrás

Salvaterra: Da História Colonial às Praias da Ilha de Marajó

Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…

2 dias atrás

Salinópolis: Entre Praias Paradisíacas e Tradições Pesqueiras

Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…

2 dias atrás

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

3 dias atrás