A cidade paulista de Rosana está localizada no extremo oeste do estado e faz divisa com o Mato Grosso do Sul e o Paraná. Banhada por dois grandes rios, o Paraná e o Paranapanema, tem um verdadeiro mar de água doce e atrai apaixonados por pescaria de todo o país, que buscam peixes típicos como o tucunaré, pintado e jaú, entre outros.
Rosana é um daqueles lugares em que o tempo passa mais devagar, sendo possível desfrutar horas em meio às águas, o calor e a natureza. É considerada inclusive “o mais belo município do Pontal” e guarda grandes histórias.
O Balneário Municipal é o “point” local, com infraestrutura de quiosques, duchas personalizadas com os animais típicos da região, espaço para camping, banheiros públicos, lanchonetes, estrutura para práticas de vôlei, futebol de areia, ponto de apoio do corpo de bombeiros e área protegida para os banhistas. Um dique serve para conter a correnteza e ser um belo local de contemplação e fotos do pôr do sol, servindo de rampa para desembarque de barcos.
Encontro dos Rios e Marco da Divisa é uma deslumbrante visão da fusão de águas de cores diferentes. Outras atrações do local são as Ilhas do Rio Paraná, num total de 16 belas ilhas ao redor do Balneário Municipal. Os bancos de areia formados no meio do rio são pontos de banho e ideais para esportes náuticos. Já o mirante construído 38 metros acima do leito do rio Paraná é base para fotos incríveis, principalmente ao final da tarde.
A religiosidade é forte na cidade e na região, tendo como padroeira a Nossa Senhora dos Navegantes, com sua igreja matriz, e o Memorial de Nossa Senhora Aparecida, que atrai romeiros para fazerem promessas e agradecimentos.
Inaugurado em 2015, o Memorial de Nossa Senhora Aparecida pode ser considerado um atrativo completo para visitantes que procuram, através da religião, história, fé, arte, transformação e iluminação.
Ainda há para ser visitado o Pátio da Estação FEPASA – Ferrovia Paulista, a Praça dos Pioneiros e a Praia Jurerê Nacional, importante atrativo turístico natural do município de Rosana, localizada no rio Paraná, apelidada assim carinhosamente pelos seus visitantes. É formada por um banco de areia de 1,65 hectares, com águas tranquilas e cristalinas e cujo acesso é feito com os barqueiros que oferecem o passeio a partir do Balneário Municipal ou das Três Rampas, além de embarcações próprias.
Foram preservados fragmentos da Mata Atlântica entre algumas ruas do Distrito de Primavera, formando uma sequência de quadras com matas, onde é possível avistar animais silvestres como macaco-prego, lagartos e aves como tucanos e araras, entre outros.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Ken Chu – expressão studio