Repleta de belezas naturais, a pequena cidade de Sacramento está a 455 km de Belo Horizonte, localizada na microrregião de Araxá, no Triângulo Mineiro.
O município é uma das portas de entrada do Parque Nacional da Serra da Canastra, um dos destinos mais procurados pelo público amante do ecoturismo, onde nasce o Rio São Francisco, o rio da integração nacional.
Dos paredões rochosos da Serra da Canastra surgem diversas cachoeiras – só na cidade de Sacramento estão mais de 200, sendo a maior e mais conhecida a Cachoeira Casca D’Anta, com 186 metros, a maior queda livre do Rio São Francisco. Outra cachoeira famosa é a Azulim, que tem 10 metros de queda, muito procurada para o canionismo, que vem a ser a prática de rapel em cânions e cachoeiras.
A observação de pássaros (birdwatching) e o trekking são outros atrativos de Sacramento, que está também na Rota do Queijo Canastra, com pequenas propriedades rurais abertas à visitação, onde o turista pode conhecer o processo de produção do famoso queijo, fazer degustação e comprar o produto diretamente de quem o faz.
As represas de Rifaina, Igarapava, Jaguara e Peixotos e algumas grutas, como a Gruta dos Palhares, conhecida por ser a maior gruta de arenito da América Latina, são outros atrativos procurados pelos aventureiros.
O centro da cidade é pequeno, mas há igrejas dos séculos XVIII e XIX para se conhecer, além de casarios coloniais e a casa do primeiro Centro Espírita do Brasil.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Portal Minas / reprodução via https://www.minasgerais.com.br/pt