religioso

Saint Patrick’s Cathedral, símbolo da cidade de Dublin

Todas as fotos do post são de Nathália Weber

Datada de 1191, a Saint Patrick’s Cathedral foi construída a mando do arcebispo John Comyn (1° arcebispo anglo-normando), em uma ilha localizada no meio do rio Poddle, na época, distante do centro do povoado. A edificação ficou a cargo de Henry de Londres, responsável também pela construção do Castelo de Dublin e das Muralhas de Dublin.  Aqui, no ano de 1311 funcionou a Universidade Medieval de Dublin.

Reforma Inglesa

A Saint Patrick’s Cathedral foi erigida sob os dogmas do catolicismo, após a Reforma Inglesa promovida por Henrique VIII, o templo passou a Igreja Anglicana da Irlanda. Com a nova perspectiva religiosa, muitas imagens foram severamente danificadas ou mesmo destruídas. Quando da subida ao trono de Eduardo VI, a catedral teve muitos itens de seus tesouros transferidos para outras igrejas e parte da edificação foi sede da Escola Gramática da Catedral. Somente em 1555, sob o reinado da rainha Mary, é que o status de Cathedral foi restabelecido, seguido de uma grande restauração.

Fatos interessantes:

  • A Lady Chapel foi construída somente em 1270. É uma das mais belas capelas dedicadas à Santa.
  • No início do século XIX, enterrada próxima a Saint Patrick’s Cathedral, várias inscrições celtas, inclusive uma cruz, foram achados. Acredita-se que o local era sagrado, e rituais realizados. Agora, essas pedras estão dispostas no interior da catedral, onde podemos observá-las.
  • Benjamin Guinness, mestre cervejeiro da famosa marca “Guinness”, pagou pela reforma da Saint Patrik’s Cathedral que ocorreu entre os anos de 1860 e 1865. Sem muito cuidado, muitos aspectos medievais do interior foram desfigurados ou substituídos por elementos mais modernos.
  • Túmulos: são cerca de 500 pessoas sepultadas no piso e ao redor da catedral. Em sua maioria, são pessoas que tiveram alguma influência na história da Irlanda. Uma delas é Jonathan Swift, decano entre 1713 e 1745, autor de “As viagens de Gulliver”. A maioria dos grandes templos católicos possui uma cripta. No caso da Saint Patrick’s Cathedral não há subsolo, pois como foi erguida em uma ilha, o solo extremamente úmido não permitia um subsolo. Aliás, um dos problemas estruturais da catedral era justamente as constantes inundações, muitas das quais impôs severas intervenções no prédio, como a elevação do piso.
  • O órgão da Saint Patrick’s Cathedral foi confeccionado em 1695, e reconstruído em 1890, quando o total de tubos chegou a quatro mil.
  • O filho de Benjamin Lee Guinness, Edward Guinness, em 1897, doou a catedral 10 sinos da John Taylor and Co.
  • A Torre de Minot é uma homenagem a Thomas Minot, arcebispo da cidade entre os anos de 1363 e 1375, que sob sua supervisão a antiga torre foi reconstruída após um incêndio.

Apesar de todas as reformas religiosas que ocorreram no Império Britânico, a Saint Patrick’s Cathedral resistiu em sua primeira finalidade: a congregação do povoado em torno de Deus. E, assim sendo, por sua magnífica estrutura e história, por séculos congrega não só cristãos, mas todos os que a visitam. Um símbolo da Irlanda e do poder da fé.

Onde: St. Patrick’s Close – Dublin.

Para mais informações sobre turismo, história e arte na Europa, visite a nossa página com Dicas Culturais do Velho Mundo.

 

Renata Weber Neiva

Posts Recentes

Hotéis Marriott International no Brasil anunciam promoções imperdíveis para a Black Friday

Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…

1 dia atrás

Orlando tem mais de 20 eventos para celebrar as Festas de Fim de Ano

Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…

1 dia atrás

Parceria entre Giro Brasil e Reisen Clube promove experiências de turismo na TV Cultura

O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…

1 dia atrás

Salvaterra: Da História Colonial às Praias da Ilha de Marajó

Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…

2 dias atrás

Salinópolis: Entre Praias Paradisíacas e Tradições Pesqueiras

Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…

2 dias atrás

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

2 dias atrás