Por Márcio Masulino
A inusitada cidade de Maras no Vale Sagrado dos Incas é um dos destinos mais procurados para quem visita a cidade de Cusco. Ao norte, 40 quilômetros de distância do centro de Cusco, onde os Incas produziam sal a partir de lagoas de evaporação.
O acesso à cidade de Maras é pavimentado e com um visual deslumbrante. As cores vivas da paisagem e o infinito do asfalto corta o Vale Sagrado.
No meu caso, que aluguei um carro, o perrengue é um pouco maior porque você não sabe ao certo o que vai encontrar do outro lado da curva. Buzinar é uma das orientações que as placas te fornecem. Não viajo nas altas estações e, mesmo assim, confesso que a estrada me deu uma certa adrenalina. Mas vale o sacrifício, pois o visual do vale e das salinas de Maras é único e imperdível.
Mas, quando se vê a grandiosidade das salinas e o trabalho dos cooperados, entende-se a complexidade de se organizar a produção desta cultura, possivelmente pré Inca. As lagoas são divididas entre a comunidade e, quem quer explorá-la, tem que se integrar às regras locais e procurar uma lagoa que esteja vazia e sem cuidados. Regra da vida, os novatos acabam roendo mais o osso!
Na saída do passeio você encontra o sal para comprar, além de artigos para culinária e artesanato. Eu trouxe o sal para o Brasil e posso afirmar, é muiiitooo bom.
Divulgação Prepare-se para curtir um fim de semana com muita música e cozinha encontradas nos cinco…
Divulgação O Tivoli Ecoresort Praia do Forte prepara uma experiência musical única para seus hóspedes.…
Divulgação O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e…
Divulgação A rede Summit Hotels anuncia a incorporação de um novo empreendimento ao seu portfólio…
Flavio Lettieri fez de sua experiência de quase morte uma oportunidade de superação e equilíbrio…
Pousada Pedras e Sonhos. Foto: Marcio Masulino O outono transforma Monte Verde, em Minas Gerais,…