Rica em todos os aspectos e marcada por abrigar um dos maiores carnavais de rua do mundo, Salvador é um daqueles destinos que merece uma visita, não importa em qual época do ano. Fundada em 1549, a antiga capital federativa do Brasil esbanja alegria, cores e simpatia enquanto oferece aos turistas uma verdadeira imersão cultural e histórica pelas influências africanas, europeias e indígenas que permeiam as edificações, a gastronomia única e as crenças até os dias de hoje.
Qualquer passeio deve começar pelo icônico bairro do Pelourinho. Ponto de partida para conhecer a maior metrópole do nordeste, a região, que antigamente servia de “palco” para punições públicas dos escravos, hoje desponta como uma das atrações turísticas mais importantes do Estado. As vibrantes construções, que detêm o maior conjunto de arquitetura barroca, mantêm a história preservada, mostrando ao turista a verdadeira veia cultural e artística da região. O Pelô fica localizado bem no centro da cidade e um dos seus destaques é a Igreja e Convento de São Francisco e para o Largo do Pelourinho, que serviu de cenário para o clipe de “They Don’t Care About Us” de Michael Jackson em 1996. Ainda no Largo, bem na parte alta, em dois casarões coloridos, está a Fundação Casa de Jorge Amado. O local conta com um rico acervo de diversos arquivos, documentos, livros e fotos do autor baiano.
Não muito longe dali, está outro atrativo que não passa despercebido e, com certeza, merece uma visita: o Elevador Lacerda. Inaugurado em 1863, foi o primeiro elevador urbano do mundo e com 63 metros, era o mais alto do mundo naquela época. O imponente monumento histórico liga a cidade alta à cidade baixa e oferece uma vista incrível do mar e arredores da cidade.
Construída no século XVIII, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e as suas escadas são um dos pontos mais famosos e requisitados pelos visitantes. Construída em 1772, o templo católico, foi erguida no estilo neoclássico e está coberta com azulejos portugueses do século XIX em sua fachada. Em seu é possível encontrar imagens de Nosso Senhor do Bonfim e da Nossa Senhora da Guia, que foram trazidas diretamente de Portugal em 1745. Uma vez no local, não se esqueça de amarrar uma fitinha colorida no braço, dar três nós e fazer três pedidos.
Cartão-postal de Salvador, o Farol da Barra também é outro “must see”. Fora da temporada de Carnaval, o turista pode agendar uma visita para conhecer o interior do monumento e subir uma torre de 22 metros de altura para curtir o visual. Mas se for agito que esteja procurando, é ali o ponto do fervo. O trio elétrico de cantores como Beto Falcão, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Cláudia Leite e Ivete Sangalo passa por lá.
Construído em 1861, o Mercado Modelo é onde os turistas podem adquirir produtos locais e artesanais e fazer uma imersão nos sabores da cultura baiana. O mercado está localizado na Cidade Baixa e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional. Estando ali, não deixe de provar iguarias como o acarajé e vatapá.
As praias de Salvador também possuem charme e convidam a tomar um bom banho de mar e aproveitar o sol. Destaque para as praias de Itapua, do Flamengo e Ponta do Humaita.
*Foto Destaque por: Márcio Filho – MTUR