Santos: o maior jardim de praia do mundo

Praça 9 de Julho
Praça 9 de Julho (foto Nathália Weber)

Emoldurando toda a faixa de areia

Cartão-postal e orgulho dos santistas, o jardim da orla da praia de Santos foi idealizado em 1914 pelo engenheiro sanitarista Francisco Rodrigues Saturnino de Brito. Em 1922, após um movimento liderado pelo poeta Vicente de Carvalho e o prefeito Joaquim Montenegro, conseguiram a cessão da área da Marinha. Mas foi apenas em 1930 que as obras do primeiro trecho começaram. A extensão do jardim foi sendo ampliada por toda o orla até a década de 1950 e, nos anos 1960, o arquiteto Armando Martins Clemente projetou o traçado curvilíneo dos canteiros que hoje conhecemos.

Com 5.335 metros de comprimento, largura de 50 metros, 218.800 m² e 719 canteiros com variadas espécies de flores, passeios internos e externos, ciclovias, alamedas com palmeiras, diversas espécies de arbustos, chapéus-de-sol e longos gramados, o jardim de padrão único emoldura toda a faixa de areia. A história e os filhos ilustres da terra também foram eternizados ao longo do jardim, em 35 esculturas e bustos formando um museu a céu aberto. Por sua exuberante beleza e grandeza, é reconhecido pelo Guinness Book como o maior jardim frontal à orla da praia em todo o mundo e tombado pelo Condephaat. Todos os santistas agradecem ao visionário Saturnino de Brito que, por sua perspicácia, nos ofereceu um lugar de lazer inigualável.

Santos: o maior jardim de praia do mundo- Vista panorâmica das praias de Santos
Vista panorâmica das praias de Santos

Praias

As praias de Santos são chamadas de José Menino, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia.

Muitas pessoas acham que as areias servem somente para “lagartear”, ou seja, se expor ao sol durante várias horas, mas isso não é verdade. Esse local é propício para as mais variadas atividades esportivas, culturais e de lazer. É aqui que as pessoas podem se divertir com grupos de amigos, seja em barracas de associações ou somente em uma cadeirinha.

Caminhada
Caminhada

São idas e vindas de caminhantes pela beira d’água ou no jardim. São os revigorantes banhos de mar ou o simples contemplar do pôr do sol. É admirar os grandes navios entrando e saindo do Canal do Porto com seu peculiar apito. É esbarrar sempre com gente conhecida. É tomar um suco refrescante e até uma caipirinha. Bom mesmo é um lindo dia de sol para desfrutarmos de tantas opções de descontração que tornam mais leve nossa alma.

Farol do Canal 6
Farol do Canal 6
Santos: o maior jardim de praia do mundo - Farol do Canal 4
Farol do Canal 4
Mastro na Rampa Náutica
Mastro na Rampa Náutica
Santos: o maior jardim de praia do mundo
Postos de Salvamento com lei de 1926 – foram construídos em toda a orla de Santos
Santos: o maior jardim de praia do mundo
1961 em comemoração ao IV Centenário da Morte de Padre José de Anchieta – escultura de Caetano Fraccarolli

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para saber mais sobre a cidade de Santos, clique aqui