São José dos Campos, cidade a 98 km da capital paulista, une cultura, tradição e tecnologia. É o principal município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e o mais importante polo aeronáutico e aeroespacial da América Latina, conhecida como a Capital do Vale.
Com localização estratégica entre São Paulo e o Rio de Janeiro, é eixo de modernas rodovias, estando bem próxima das praias do litoral norte do estado e da Serra da Mantiqueira.
São José dos Campos é considerada também um importante polo de tecnologia de material bélico, metalúrgico e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina.
Começar os passeios pelo Museu Aeroespacial de São José dos Campos é uma boa opção. O museu fica localizado no mesmo endereço que o aeroporto da cidade, com um hangar dedicado à exposição de modelos de aeronaves nacionais e até foguetes do Programa Espacial Brasileiro.
A região do Vale do Paraíba se destaca na história do Brasil, pelas suas fazendas dos Barões de Café e por ter sido passagem de tropeiros. Um pouco dessa história pode ser conhecida no Museu do Folclore, um espaço com exposição permanente sobre o ciclo do café na região, manifestações culturais e religiosas do Vale, assim como peças de artesanato e objetos de uso do dia a dia, tanto dos nobres como do homem do campo.
Definitivamente, os parques em São José dos Campos merecem um espaço no seu roteiro pela cidade. Até porque alguns deles ficam bem próximos do burburinho central e possuem fácil acesso. O Parque Roberto Burle Marx, também conhecido como Parque da Cidade, está a apenas 15 minutos de caminhada da Igreja Matriz. Além de uma imensa área verde com gramados, lago, jardins e até um bem cuidado Espaço 4 Patas, é também o endereço do Museu do Folclore.
Na simpática Vila Adyana, perto da gastronômica Avenida Nove de Julho, há mais dois parques que você pode visitar: o Parque Santos Dumont e o Parque Vicentina Aranha. Apesar de não ser muito grande, o Parque Santos Dumont conta com várias atrações de lazer e uma réplica do 14-Bis. Já o Vicentina Aranha tem muito verde e pavilhões históricos projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, que abrigavam um antigo sanatório. O parque conta também com um interessante calendário de atividades culturais.
Na rota dos parques, há ainda o Parque Natural Municipal Augusto Ruschim, uma antiga fazenda com dois milhões de metros quadrados de Mata Atlântica preservada, onde vivem diversas espécies de animais silvestres, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios, tais como lobo-guará, sagui-da-serra-escuro, jaguatirica, onça-parda, lontra, veado mateiro, serpentes e gavião-pega-macaco.
O Mirante do Banhado, no centro, é o lugar ideal para ver o pôr do sol e para produzir fotos incríveis logo pela manhã, quando ele fica coberto por uma fina bruma, dando um certo ar de mistério. Ainda no centro, vale conhecer a Igreja Matriz, o Mercado Municipal e o calçadão, onde é possível fazer boas compras.
A noite da cidade é bastante agitada. O “point” é a Vila Ema, com diversos bares estilo de botecos com mesa na calçada.
Para fechar o roteiro em São José dos Campos, inclua uma visita ao Distrito de São Francisco Xavier, localizado aos pés da Serra da Mantiqueira, uma verdadeira volta no tempo, com ruas pacatas, pracinha e ótimos restaurantes. O local foi escolhido por diversos artesãos para instalarem seus ateliês. De lá partem também trilhas para montanhas da serra, algumas excelentes para a prática de escalada.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Patrícia Chemin