A cidade de São Leopoldo, que está a apenas 34 km de Porto Alegre, faz parte da chamada Rota Romântica gaúcha, que percorre várias cidades do Vale dos Sinos e Serra Gaúcha.
Com a típica paisagem do sul e forte presença da colônia alemã, São Leopoldo tem nos curtumes seu ponto comercial mais importante, mas oferece pontos com diversas atrações para quem visita a cidade.
No Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, fundado em 1959, há um rico acervo histórico com mais de mil peças e biblioteca com oito mil volumes sobre história, geografia, artes, folclore e tradição do Rio Grande do Sul e imigração alemã. O prédio foi construído com ajuda da população, prefeitura e Governo da República Federal da Alemanha. Seus cômodos possuem exposições temáticas de móveis, utensílios e vestuário utilizados pelos imigrantes germânicos ao chegarem ao Rio Grande do Sul.
Na antiga estação ferroviária de São Leopoldo – a primeira estação construída no Rio Grande do Sul – está o Museu do Trem ou Centro de Preservação da História da Ferrovia no Estado, fundado em 09 de março de 1985, que retrata a história da época em que a Maria Fumaça encantava a população.
A Igreja Nossa Senhora da Conceição, matriz local, teve o início da sua construção há 172 anos com a capelinha Nossa Senhora da Conceição, erguida em pau a pique pelos imigrantes alemães e demolida por volta de 1845. No local foi erguida a nova igreja, inaugurada em 1859, que em maio de 1865 deu lugar ao prédio atual.
A religiosidade é bem presente, como no Santuário Sagrado Coração de Jesus – Padre Reus, construído entre os anos de 1958 e 1968, que recebe visitas de romeiros e devotos. O culto popular ao padre e a fé depositada em sua imagem surgiram há meio século. Muitos vão orar e agradecer por graças concedidas pelo sacerdote. Há ainda a Escola Superior de Teologia (EST), referência no país e no exterior como o mais antigo centro de formação teológica da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que forma teólogos desde 1970 e possui a maior biblioteca na área teológica evangélica da América Latina, com acervo de 70 mil volumes.
A Sociedade Orpheu, fundada em 20 de janeiro de 1858, é o clube social mais antigo do Brasil. Foi criado pelos imigrantes alemães que queriam difundir o canto orfeônico, porém as visitas são exclusivas para associados.
No mês de julho, a cidade entra em festa para celebrar a imigração alemã e o aniversário da cidade. A São Leopoldo Fest é a maior festa do Vale dos Sinos. Recebe milhares de pessoas e turistas durante o período da festa, com gastronomia típica, diversos shows com artistas e bandas famosas, comércio, artesanato, parques de diversões, passeios, oficinas, exposições e palestras.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Digue Cardoso / Rota Romântica