São Paulo prepara atividades na Semana da Cultura do Chá no Brasil

O estado de São Paulo receberá uma extensa programação na Semana da Cultura do Chá no Brasil, que acontece entre 29 de julho e 4 de agosto de 2024. O evento contará com workshops, cursos, promoções, degustações e ações especiais promovidas por marcas de chás e infusões no Brasil inteiro, tudo aberto ao público geral nos formatos digital e presencial.

Foto: Álvaro Dominguez / Namu Matcha

O chá – bebida derivada da planta Camellia sinensis – vem conquistando espaço em cafeterias e ampliando o público que busca por um estilo de vida mais saudável. Além disso, o chá também se destaca como ingrediente gastronômico, fazendo parte de drinks, smoothies, sobremesas, pratos salgados e harmonizações.

Esta ampliação de mercado foi o que motivou a criação da Semana, que está na segunda edição e irá reunir apaixonados pela bebida e empreendedores do setor em São Paulo, além de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
 

“São Paulo é um grande caldeirão borbulhante de gastronomia e etnias. Olhando para o chá especial, sinto que ele foi bem aceito e, aos poucos, está sendo inserido no cotidiano do paulista”, afirma Yuri Hayashi, organizadora do evento, coordenadora regional e fundadora da Escola de Chá Embahú.

Semana quer formar público mais crítico

Um dos grandes objetivos da Semana da Cultura do Chá no Brasil é formar novos públicos e educar o consumidor para que ele consiga valorizar produtos de boa qualidade e fazer melhores escolhas.

Precisamos mostrar algo que já acontece há alguns anos: o chá de qualidade chegou ao Brasil e, através dele, formou-se um mercado com profissionais e empresas, ampliando a comunidade de amantes de chá. A Semana do Chá traz este amadurecimento do mercado de forma mais ágil e organizada, focando na sua estabilização e no seu crescimento orgânico”, explica Yuri.

Este ano, o evento conta com 134 marcas nacionais participantes, 41 voluntários e 20 patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO ESTADO DE SÃO PAULO

As principais atividades presenciais acontecem em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba. A programação completa, com atividades online, pode ser vista em: Link .

Dois dos destaques na capital é a Feira no Pavilhão Japonês, com produtores nacionais, palestras e workshops, e a Copa Matcha, um desafio de Matcha Latte Art para baristas.

Chá é tendência de consumo e mercado

Dados da pesquisa da Euromonitor International (Agosto/2021) indicam que o consumo de chá e infusões no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial de 13%, comprovando o vasto interesse dos brasileiros pela bebida e um mercado promissor
 

Já a Associação Brasileira de Chá (AbChá), apoiadora do evento, já abraça mais de 100 empresas dedicadas ao produto, incluindo produtores de chá nacionais, localizados no Vale do Ribeira, pólo brasileiro importante no cultivo da Camellia sinensis.

SERVIÇO

SEMANA DO CHÁ NO BRASIL 2024

De 29 de julho a 04 de agosto

Atividades presenciais e online

Programação completa em www.semanadocha.com.br e www.instagram.com/semanadocha