Serra da Estrela, o ponto mais alto do continente português

serra da estrela
Serra da Estrela – Foto: Márcio Masulino

No ponto mais alto do continente português, a 1.993 metros de altitude, encontra-se a cadeia de montanhas denominada Serra da Estrela. Somente no Arquipélago dos Açores, a Montanha do Pico, a 2.351 metros de altitude, a supera.
Em 1976, constituiu-se o Parque Natural da Serra da Estrela, a maior área de proteção do país, para preservar o meio ambiente onde a Serra está inserida, que é uma das mais importantes reservas biogenéticas da Europa.

A maior parte de sua geografia pertence ao Distrito de Guarda e se espalha pelos municípios de Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Covilhã.

A Serra da Estrela é um dos destinos turísticos de inverno mais procurados de Portugal, mas possui nas outras estações, motivos de sobra para ser visitada.  Cada estação possui sua magia e as paisagens vão se modificando junto com o clima.  Seus atrativos se distribuem por todo o território do Parque e pelos municípios acima citados, ou seja,  somente os turistas com espirito desbravador e com disponibilidade de tempo, aproveitam tudo que a Serra oferece.

Curiosidades:

– Esta região foi o berço do guerreiro lusitano Viriato que confrontou os romanos na Península Ibérica.
– A região era chamada de Montes Hermínios pelos romanos da antiguidade.
– Não há consenso sobre o porquê do nome Serra da Estrela, mas uma versão mais factível é a de que o nascimento da brilhante estrela Alpha Tauri, nos finais de abril, tenha motivado o seu nome.
– A Estância de Esqui Vodafone é a única estação de esqui de Portugal. Nos invernos mais rigorosos a temperatura pode chegar a -20°C.
– A região geográfica é responsável pela produção de um dos queijos mais apreciados do país: o queijo da Serra da Estrela . Em alguns vilarejos, ainda pode-se consumir o produto de produção artesanal.
– A conhecida raça de cachorro São-bernardo possui na Serra da Estrela, um parente próximo e de caraterísticas similares, que é o cão da Serra da Estrela.

serra da estrela
Torre da Serra da Estrela – Foto: Thiago de Andrade

Torre da Serra da Estrela

A torre é o ponto mais alto da Serra da Estrela e em dias claros de verão, pode-se avistar o mar e a zona da Figueira da Foz. E aqui, se encontra a única estação de esqui de Portugal.
A estrada para se chegar à torre é asfaltada e com paisagens deslumbrantes, mas a sua segurança depende do clima e das máquinas que retiram a neve.
A vila mais próxima, com hospedagens e restaurantes, fica a 10 minutos, em Penhas da Saúde.

Estação de Esqui – Foto: Rui Moura

Estância de Esqui Vodafone

A estação de esqui portuguesa funciona nos meses de inverno, entre novembro e abril, e oferece uma gama de atividades. Desde a iniciação ao esqui e ao snowboard, passeios de raquetes, atividades esportivas e piqueniques gourmet em meio a neve.

Santuário Nossa Senhora da Estrela – Foto: Ana Lúcia dos Santos

Monumento a Nossa Senhora da Boa Estrela

Uma imagem esculpida na pedra ,na subida da Serra da Estrela, chama a atenção pela beleza e grandiosidade. Esculpida pelo padre Antônio Duarte, em 1946, retrata a imagem da padroeira dos pastores, a Nossa Senhora da Boa Estrela.
A ideia do padre, bem sucedida, era a de criar, em meio ao destino turístico da Serra da Estrela, um Santuário para homenagear a Santa e que fosse visto pelo maior número de pessoas possível.
Ela é considerada a protetora dos pastores por ter se revelado em aparição a um pastor, em um dos gelados invernos da região.

serra da estrela
Foto: Márcio Masulino

Para mais informações sobre cultura, arte e turismo na Europa, visite a nossa página com Dicas Culturais do Velho Mundo.