Curvas incríveis
A subida da Serra do Rio do Rastro é feita pelo trecho da Rodovia SC-390 com apenas 25 km de extensão e liga os municípios de Lauro Müller, no litoral catarinense, a Bom Jardim da Serra.
A emoção, além da paisagem ao redor, são as 284 curvas com ângulos de cerca de 40 graus que a compõe. É muita curva para pouca estrada! Uma das belezas dessa estrada é que ela é iluminada e a serpente de luzes cria um espetáculo à parte.
O vento vindo do oceano é ponto determinante na conformação local e nada mais interessante do que a construção de uma Usina de Energia Eólica, onde podemos avistar torres de 50 metros de altura que produzem energia para a iluminação da Estrada da Serra do Rio do Rastro.
Lá no topo, já em Bom Jardim da Serra, está o Mirante a 1.460 metros de altitude e, dependendo do tempo, sua vista panorâmica alcança o mar.
Aqui, as montanhas parecem que foram cortadas no seu topo formando um platô digno de fotos. Nas escarpas esculpidas, várias montanhas mostram o trabalho da interferência do tempo como o Morro da Igreja e a Pedra Furada.
Natureza deslumbrante
No caminho, outros atrativos naturais de Bom Jardim da Serra que devem ser considerados em sua viagem como a Cascata Barrinha, que fica na Rodovia SC-438; o Cânion das Laranjeiras, com acesso pela Fazenda Santa Cândida; o Cânion da Ronda, antes do Mirante, à esquerda; o Cânion do Funil, com acesso pela fazenda do senhor Miguel no telefone (49)99127-01014; e a Cascata Salto do Pelotas, fica na SC-348 em propriedade particular, nesse caso é melhorar contratar um guia.
Para conhecer outros passeios na Serra Catarinense, veja o post Dicas do que visitar na Serra Catarinense