Localizada no estado de Pernambuco, Serra Talhada é uma típica cidade do agreste nordestino, sendo a segunda mais importante do sertão pernambucano. Emoldurada pela caatinga, que é o único bioma exclusivamente brasileiro, a cidade tem como característica o calor sempre intenso, embora esteja na Serra do Pajeú.
A Serra, que deu origem ao nome da cidade, possui diversas trilhas, onde é possível observar pássaros que só existem na região e chegar ao topo, no cruzeiro, que presenteia o visitante com uma vista deslumbrante de toda a cidade e de parte do Vale do Pajeú.
Em Serra Talhada o principal destaque é a Rota do Cangaço, que percorre os caminhos por onde passaram os bandos de cangaceiros. A Rota do Cangaço e Lampião conta um pouco da história dos bandoleiros nômades e da perseguição das volantes policiais e mantém viva a memória de Virgulino Ferreira da Silva, o maior ícone do cangaço.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha é uma obra monumental, uma das mais belas de todo o estado de Pernambuco, e a de Nossa Senhora do Rosário faz parte da história local, tendo sido construída à mão por escravos.
Visitar um açude e nadar ali é um programa diferente para quem não vive no local. Na Barragem de Serrinha, dá para nadar em torno das pequenas ilhas com praias de água doce.
Uma caminhada ao mirante Talhado do Urubu certamente vai deixar o visitante de Serra Talhada, impressionado com a magnífica visão da Chapada do Araripe, do Vale do Pajeú e do Açude do Saco.
Na Casa do Rei do Cangaço estão guardados vários pertences de Lampião, Rei do Cangaço, como armas e roupas de couro. No local há apresentações de xaxado, dança cujo nome vem do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastarem no chão durante comemorações.
A Casa da Cultura, uma antiga construção na região central da cidade, já foi sede do cartório e hoje abriga peças de toda a história de Serra Talhada, desde Lampião, fotos de pessoas importantes do município e de suas “misses”, que em três anos consecutivos levaram o prêmio de Miss Pernambuco, objetos do Padre Jesus, figura importante na construção da Igreja Matriz, e outras peças históricas.
Sítio Passagem das Pedras fica a 42 km do centro da cidade e é o local onde nasceu o cangaceiro Lampião. No local ainda há um pequeno museu com um grande acervo de fotos e objetos do cangaço, assim como no Museu do Cangaço, que fica na cidade, instalado em um prédio da antiga estação ferroviária.
O ponto das festas de Serra Talhada é a Estação do Forró, que conta com uma pequena cidade cenográfica, com casas de madeira e de barro. Durante todo o ano, ocorrem apresentações culturais. Uma das mais famosas é o Encontro Nordestino de Xaxado, onde se apresentam grupos de todo o Nordeste, como “Os Cabras de Lampião”, que já fez apresentações em todo o Brasil e no exterior.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Jobosco under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license via Wikimedia Commons