É uma construção que consiste em levantar paredes de barro, comprimidas com golpes de pilão entre placas de madeira. É uma técnica de origem árabe, ainda muito utilizada para construções de clima seco. Este tipo de construção tem a qualidade de isolamento térmico. Existem diversas construções da antiguidade feitas com este método, principalmente na China, onde boa parte de suas famosas Muralhas foi edificada desta maneira. No ocidente, esta técnica foi apresentada pelos mouros, e Algarves é um exemplo típico disso. Atualmente, os Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia e Chile estão retomando a taipa de pilão em suas construções consideradas modernas.
No Brasil esta técnica se difundiu a partir da chegada dos portugueses, pela necessidade de se abrigarem dos perigos da selva e dos índios, e pela fartura de barro, matéria prima para este estilo de construção.
Encontramos exemplos de construção em todo o território nacional, principalmente na região sudeste. Grandes projetos arquitetônicos usaram a técnica e muitos, hoje, são tombados pelo patrimônio histórico. Casos do Pátio do Colégio, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Capela Santa Cruz em Campinas, entre outros.
Para saber mais sobre arquitetura
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…
Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…