A cidade sergipana de Tobias Barreto tem o clima quente do Nordeste quase todos os dias do ano, e se destaca dentro do estado pela sua indústria têxtil. Seus bordados são a grande atração.
A cidade está na região do Vale do Rio Real, e, embora fundada em 1835, não oferece atrativos históricos, porém tem grande importância por estar no entroncamento rodoviário, permitindo a integração da cidade com os maiores centros urbanos da Bahia e de Goiás.
Tobias Barreto tem atrativos naturais procurados pelos turistas que buscam o ecoturismo ou mesmo o turismo de aventura. A 23 km do centro da cidade, fica a comunidade do Jacaré, onde é possível fazer trekking, tendo ainda trilhas para passeio a cavalo e de bicicleta, além de área de acampamento e uma casa reciclada.
Na Serra do Canine, próxima ao povoado Jabeberi, está em uma região considerada o ponto mais alto da cidade e o segundo mais alto do estado, rodeada de muito verde, com uma deslumbrante vista panorâmica.
Porém, a maior atração de Tobias Barreto é sua tradicional Feira da Coruja, recebendo, além de turistas, também comerciantes que vêm em excursões e as famosas sacoleiras. No espaço há centenas de estandes que comercializam artigos de confecções (cama, mesa, banho, enxovais completos, vestuário e artesanato) desde a tarde do domingo até o final da manhã seguinte, chegando a receber cerca de 100 ônibus de diversos lugares, atraídos pela grande variedade e pelos bons preços.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: EduardoGois2023, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons