A Torre Eiffel, maior cartão postal de Paris, completou, em 15 de maio de 2019, 130 anos. A torre mais conhecida e visitada do mundo tornou-se símbolo da França e sua história é marcada por muitos curiosidades.
Por uma iniciativa do marido da rainha Victoria, príncipe Albert, foi realizada, em Londres, no ano de 1851, a primeira Exposição Universal, intitulada como Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações. O intuito do príncipe era reunir países para que estes expusessem seus produtos para o desenvolvimento e intercâmbio, inclusive nas áreas do turismo e das artes em geral. De lá para cá, foram realizadas 63 feiras em várias cidades do mundo, sendo a próxima, em 2020, em Dubai, Emirados Árabes.
Em 1889, foi a vez de Paris ser a cidade anfitriã. A exposição foi de 15 de abril a 12 de novembro e o espaço dedicado foi o Campo de Marte (Champ de Mars). Foi contabilizada a presença de 50,8 milhões de pessoas. A França fez bonito demonstrando alternativas de meios de transporte, como a Estação d’Orsey, atualmente o Museu d’Orsey, o uso de eletricidade nas ruas, apresentações dos filmes dos irmãos Lumière, os Jogos Olímpicos (segunda edição da Era Moderna), entre outras atrações.
Para que a Exposição causasse um grande impacto, o governo francês realizou um concurso para a construção de um monumento que ficasse bem no centro do Campo de Marte. Participaram cerca de cem designs e o comitê julgador escolheu o projeto da Compagnie des Etablissements Eiffel, de Gustave Eiffel. Os engenheiros Maurice Koechlin e Émile Nougier, e o arquiteto Stephen Sauvestre (responsável pelos arcos decorativos), funcionários de Eiffel fizeram o projeto que foi mostrado na Feira de Artes Decorativas, em 1884 e na Société des Ingiénieurs Civils, no ano seguinte. O contrato para a construção da Torre foi assinado em 1887, quando Eiffel recebeu uma pequena parte do custo da obra. Porém, toda a renda obtida com a exploração comercial da torre seria dele nos 20 anos em que a Torre ficaria montada. Desta forma, em 1889 a Torre Eiffel foi inaugurada em comemoração ao centenário da Revolução Francesa. Por sua magnitude, a Torre foi a entrada para a Exposição Universal de 1889.
Segundo o contrato, em 1909, a Torre Eiffel deveria ser desmontada, porém ela tinha um propósito maior do que simplesmente estético: na torre havia uma antena de rádio, importantíssima para a época, pois a altura em que estava instalada era excelente para um maior alcance de suas ondas. Portanto, a torre tinha utilidade!
No térreo podemos observar a vista interna dos 324 metros de altura da torre; o maquinário do elevador datado de 1889, o busto de Gustave Eiffel confeccionado por Antoine Bourdelle e instalado em 1929; e as lojas de lembranças e um bar.
No primeiro piso, com o chão em vidro, você pode participar de um jogo de aventura para descobrir segredos das oficinas Eiffel, decifrando enigmas; uma caça ao tesouro com tema sobre a história da Torre; e saborear os pratos finos do restaurante The 58 Eiffeil Tour.
No segundo piso o restaurante The Jules Verne, o Bar Macaron, as lojas de lembranças, além da vista para Grand Palais, o rio Sena, o Museu do Louvre, Montmatre, o Asilo dos Inválidos e Notre Dame, fazem o passeio ser um dos melhores da cidade.
Na cúpula, uma reprodução do escritório de Gustave Eiffel, com ele próprio e sua filha recebendo Thomas Edison. E o The Champagne Bar completa a vista deslumbrante nos seus 276 metros de altura. Uma excelente dica é visitar também à noite. Uma sensação única, em um lugar mágico e romântico!
Eiffel mandou gravar na base do primeiro piso o nome de 72 pessoas que, de certa forma, ajudaram a República Francesa. São matemáticos, químicos, astrônomos, engenheiros, físicos, mecânicos, geômetras, mineralogistas etc.
Onde: Campo de Marte – Paris.
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…
Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…