Torre Saint-Jacques – Paris
Situada no 4° arrondissement, a Torre Saint-Jacques está onde foi a primeira praça de Paris. É um dos maiores símbolos históricos da cidade. Na realidade ela fazia parte da igreja de Saint-Jacques-de-la-Boucherie. Essa igreja, fundada por Carlos Magno, era dedicada à Santiago Maior. Para termos uma noção de tempo, Carlos Magno, primeiro imperador do Sacro Império Romano, viveu entre 742 e 814. Portanto, a igreja era datada deste período. O local virou um santuário, pois possuía a relíquia de São Tiago. Por esse motivo, peregrinos vinham em busca de consolo. A igreja foi demolida em 1793 e a torre só não foi demolida porque Blaise Pascal a utilizava para experimentos sobre a gravidade.
A construção
Apesar de fazer parte da igreja, a Torre Saint-Jacques só foi erguida a partir de 1509. É um campanário construído em estilo gótico, com 54 metros de altura. Seus construtores foram Julien Ménart, Jean de Felin e Jean de Revier. Está entre os Patrimônios Mundiais da UNESCO. Com o passar dos anos, a Torre foi comprada por particulares e serviu até para fundição de balas. Em 1836, foi adquirida pela própria cidade e, dezesseis anos depois, restaurada.
A restauração
Os responsáveis pelo projeto foram Victor Baltard, Théodore Vacquer, Roussel e Théodore Ballu. As antigas estátuas de Saint Léonard e de Saint Roch foram refeitas e colocadas no térreo.
A visitação
Normalmente as visitas são abertas durante o verão. Aos que estão em plena forma física, vale a pena a subida dos 300 degraus para vislumbrar a cidade.
São Tiago
Em 1965, a Espanha presenteou Paris com uma placa que foi colocada na Torre de Saint-Jacques como um ponto de partida para a peregrinação para São Tiago de Compostela.
E assim é Paris! A cada nova caminhada, se conhece construções históricas de valor inestimável.
Onde: 39 Rue de Rivoli – Paris.