A menos de 130 km da capital gaúcha, Tramandaí é um dos principais destinos “praia e sol” do Rio Grande do Sul, com grande movimento no período das férias de verão.
A Praia de Tramandaí tem faixa de areia longa, sendo perfeita para caminhadas ou corridas, com mar de ondas fortes e quiosques ao longo do calçadão. Já a Praia das Cabras, com 10 km de extensão, tem grandes dunas onde se pratica sandboard, ou skibunda.
Existem outras praias próximas, em municípios vizinhos, que são bem procuradas, como a Barra do Imbé, point do verão, onde se concentram bares e restaurantes, e a Praia de Cidreira, ideal para quem gosta de mergulhar.
A história da cidade de Tramandaí pode ser conhecida no Museu Histórico Municipal Professora Abrilina Hoffmeister, com acervo de fotos, móveis, acessórios domésticos e ferramentas, e no Parque Histórico Marechal Manoel Luiz Osório, com área verde, camping, restaurante e a casa onde nasceu o Marechal Osório, patrono de Arma de Cavalaria do Exército brasileiro. Há exposição permanente de artefatos militares no Museu das Armas.
Para quem quiser fugir um pouco das praias, perto da Praia de Tramandaí tem o Parque da Coruja, com gramado bem cuidado, playground infantil e pequeno lago onde nadam cágados e tartarugas, ou o Horto Florestal, com 45 hectares e cerca de 5 mil mudas de plantas frutíferas, nativas e flores, além de trilha com 1 km de extensão para caminhada, onde é possível ver árvores de variadas espécies e tamanhos.
Ao deixar a cidade, vale fazer uma visita, próxima às dunas, ao Parque Eólico de Cidreira, com as torres de 98 metros de altura e as pás de 40 metros, erguidas para gerar energia limpa.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Daniel Oliveira de Oliveira, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons