Trekking na Rio-Santos

Trekking na Rio-Santos - Foto Márcio Bortolusso
Foto Márcio Bortolusso

Caminhar em meio à mata e chegar a praias ou cachoeiras deslumbrantes é uma das várias opções do que podemos desfrutar nas cidades da Rio-Santos. Mas todo cuidado é pouco, pois existem muitas trilhas que exigem a presença de guias ou permissões, pois podemos cruzar propriedades privadas ou mesmo áreas de proteção ambiental. Confira estas dicas:

Guarujá

Considerada leve, a trilha do Camburi passa pelas praias Branca e Preta.

Bertioga

Trilha do Vale dos Borrachudos; fácil, esta trilha passa por cachoeira, bicas de água e uma linda vista panorâmica de cidade.

São Sebastião

Trilha das Cachoeiras do Ribeirão de Itu; fácil, porém longa. Saia de preferência cedo para retornar antes do pôr do sol. Saída da praia de Boiçucanga até o Poço do Macaco, margeando o Ribeirão, com várias cachoeiras, como a da Pedra Lisa e da Serpente.

Ilhabela

Trilha do Pico Baepi com início no bairro Itaquanduba, com presença obrigatória de um guia, pois seu nível de dificuldade é alto. A recompensa é chegar ao topo do Baepi com seus 1.048 metros de altitude e se maravilhar com a paisagem.

Caraguatatuba

Trilha da Pedra do Jacaré, de nível fácil, sai da Prainha até alcançar um lindo promontório com vista para o mar.

Ubatuba

Trilha do Corcovado é para os que têm experiência, pois seu percurso é de seis horas. Passa por rios e quedas d’água até a pedra do Corcovado, com 1.116 metros de altitude.

Paraty

Da igreja da praia do Sono, em Trindade, segue-se pelo córrego da Jamanta até o Poço do Jacaré. Caminhada leve, porém repleta de cachoeiras; outra opção é a Trilha do Ouro, com início em Mambucaba.

Angra dos Reis

Trilha que sai da Vila do Frade até a Pedra do Frade, com nove quilômetros, cortando a Mata Atlântica e com um visual maravilhoso do alto.

Mangaratiba

Conhecer a Ilha de Itacuruçá caminhando é revelador, pelas praias paradisíacas e por seus fenômenos naturais, como pegadas em pedras. O contorno dá uma média de seis horas.

Itaguaí

Trilha do Vale do Mazomba no Parque Estadual Cunhambebe, com sete horas de caminhada por cachoeiras e mata intocada.

Saiba mais sobre a Rio-Santos aqui