As cidades “cortadas” pela Rodovia Rio-Santos estão situadas em um trecho litorâneo considerado um dos mais belos do mundo. E isso tem um motivo claro: a região está praticamente incrustada no pé da Serra do Mar que, em muitos locais, avança até o oceano, formando promontórios de grandes proporções que recortam a orla marítima, originando pequenas e aconchegantes praias envoltas pela Mata Atlântica. Essas praias charmosas e encantadas fazem desse litoral um dos grandes atrativos turísticos nacionais e internacionais. Para a preservação desse paraíso, foram criadas Áreas de Proteção Ambiental e Parques Estaduais e Nacionais. A maioria das cidades da região possui 80% de seu território protegido por lei.
Parque Estadual da Serra do Mar
Em uma área de 315 mil hectares, o Parque Estadual da Serra do Mar segue a costa paulista desde Itariri até a divisa com o Rio de Janeiro É a maior área contínua de Mata Atlântica do país. Aqui, foram catalogadas mais de 350 espécies de aves, 100 de mamíferos e milhares de espécies de plantas. O Parque Estadual da Serra do Mar está dividido em núcleos, dos quais muitos compreendem cidades do trecho Rio-Santos:
Esse parque está localizado entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. São 134 mil hectares de área protegida, administrada pelo Instituto Chico Mendes – ICMBio. Felinos de grande porte habitam o local, dividindo o espaço com inúmeras cachoeiras, como a dos Veados e a de Santo Isidro. Um dos ícones do parque é o Pico do Tira o Chapéu com 2.088 metros de altitude.
Onde: Rua 8, casa 3 – (24) 3371-3056 – Paraty.
Além das áreas de proteção ambiental, diversas entidades realizam trabalhos magníficos de preservação de espécies, como o Instituto Boto-Cinza, Fundação Lee e o Projeto Tamar .
Mata Atlântica
Quando da descoberta do Brasil, a Mata Atlântica cobria uma área de 1.315.460 km² e abrangia dezessete estados, do Rio Grande do Sul ao Piauí. Depois de tanto ser explorada, restam apenas 12,5% desse total. É uma das áreas de mais biodiversidade do planeta e é Reserva da Biosfera pela UNESCO, além de Patrimônio Nacional. São mais de 15 mil espécies de plantas, duas mil espécies de vertebrados e 383 espécies em extinção.
Mangue
O manguezal é um ecossistema costeiro que une ambientes terrestres e marinhos das regiões tropicais. Sua flora é resistente ao sal e suas raízes são aéreas, formando um abrigo fundamental para a proteção de ovos de algumas espécies de peixes. Portanto, é considerado o berçário do mar.
Restinga
Formada em solo arenoso, a restinga possui vegetação rasteira e subarbustiva e está sujeita às marés. O jundu é típico da restinga e, com suas raízes rasteiras, forma verdadeiras redes enterradas na areia; suas flores, rosas ou roxas, contrastam com o branco da areia.
Ver também os posts:
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…
A Mercado SP sediou no último dia 12 de novembro, no Mercadão, a 4ª reunião…
Para comemorar o Réveillon em grande estilo, algumas unidades da Summit Hotels terão uma ceia…