Turismo Náutico na Rio-Santos

Foto Shutterstock

O paraíso no mar

Itaguai – foto Wellington Alves

Podemos dizer que o turismo náutico na Rio-Santos é um dos mais prazerosos para quem ama o mar e suas lindas tonalidades. Ao passearmos em escunas, lanchas, canoas, caiaques, veleiros ou qualquer outra embarcação, a sensação é sempre a de liberdade e de descobrimentos. E, nos litorais norte paulista e sul fluminense, existe uma abundância de locais a serem pesquisados, visitados, observados, curtidos, vislumbrados. Há uma enorme quantidade de ilhas: só em Angra dos Reis são mais de 365, cada uma com sua peculiaridade, o que faz desta região o maior polo de turismo náutico do Brasil, quiçá da América do Sul.

 Passeios de barco 

Ilhabela – foto Márcio Bortolusso

Em todas as cidades da região, a movimentação de lanchas, escunas e até de táxi-boats (em Angra dos Reis e Mangaratiba), leva turistas às mais interessantes localidades. Ou, se preferir, alugue um modelo compatível com suas necessidades. Vale a pena desfrutar desses passeios cheios de emoção. Citaremos alguns lugares paradisíacos, porém toda a costa pode ser visitada.

Guarujá

Escunas saem de píeres da Ponta da Praia, em Santos, e percorrem praias como a do Sangava, do Cheira-Limão e a Ilha das Palmas, a Fortaleza da Barra Grande, e depois vão até o Porto onde é possível ver a Fortaleza de Vera Cruz.

Guarujá/Bertioga

Passeio de escuna pelo Canal de Bertioga com vista para as ruínas do Forte São Felipe e a Ermida de Santo Antônio do Guaibê do lado de Guarujá, e o Forte São Luiz do lado de Bertioga. Seguindo mais para dentro do Canal, podemos conhecer os manguezais e avistar vários bairros que margeiam a Rio-Santos. Também é um excelente ponto de pesca.

Bertioga

O passeio pelo rio Itapanhaú também é bem interessante e nos leva até a Usina de Itatinga e o Poço do Robalo.

São Sebastião

Apesar de a ancoragem estar proibida, o Arquipélago dos Alcatrazes é formado pelas ilhas dos Alcatrazes, da Sapata, do Paredão, do Porto ou do Farol e do Sul; por quatro ilhotas; pelas lajes Dupla, Singela, do Paredão, do Farol e Negra; e pelos parcéis Nordeste e Sudeste. Esse local serviu de refúgio para muitas embarcações desde a era das Grandes Navegações, depois se tornou local de treinamento da Marinha do Brasil, e hoje é uma Estação Ecológica Federal gerida pelo Instituto Chico Mendes.

Ilhabela

No arquipélago, que compreende as ilhas de São Sebastião, Búzios, Vitória, dos Pescadores e ilhotes, podemos nos esbaldar, porém, em especial, no lado leste entre Castelhanos e o Saco do Sombrio, temos Codó. Um minúsculo local paradisíaco.

Ubatuba

A praia das Sete Fontes é uma pedida porque, por terra, as trilhas que chegam até lá não são para amadores.

Paraty

Ir até a ilha Duas Irmãs é um ótimo passeio porque, além das lindas paisagens, no local funciona um excelente restaurante especializado em frutos do mar.

Operadora: Paraty Tours – (24)3371-1327/3371-2651.

Angra dos Reis

Angra é sinônimo de ilha. São tantas e de todos os tamanhos, sendo a principal a Ilha Grande, que mereceu uma seção à parte. Virgens, particulares, agitadas, desertas, ou seja, não há erro. Então, a dica aqui é fretar uma embarcação e tentar conhecer todas elas.

Operadora: Pousada Jamanta e Operadora de Mergulho – (24) 3365-1374.

Mangaratiba

A ilha Guaíba, na praia de Fora, é um ótimo local para ancoragem, pois suas águas são claras e calmas, excelentes para crianças.

Itaguaí

Contorne a ilha da Madeira e a ilha de Itacuruçá. Dois lugares maravilhosos.

Marina

Marinas Nacionais – Guarujá
Foto Rodney Domingues

Não há nada mais calmante do que ficar observando barcos ancorados em uma marina. As pequenas ondulações do mar os fazem balançar. Uma gaivota aqui, outra ali, o mar azul e as cores salteadas das embarcações nos levam a lugares distantes. Essa cena faz parte do cotidiano das cidades da Rio-Santos. Mais do que um local de ancoragem de embarcações, as marinas são o “hotel” dos navegantes. Aqui estão as maiores marinas do Brasil, que recebem navegantes do mundo inteiro. Ponto de encontro de renomados homens do mar, muitos deles com destinos como a Antártida. Com suas praias recortadas e protegidas, esta região é um dos locais mais convidativos para a parada de embarcações.

Charter

Uma nova modalidade de lazer náutico é o charter, onde você pode alugar barcos para atividades festivas com a família e amigos e desfrutar da privacidade e de momentos únicos em lugares fantásticos. As operadoras oferecem vários tipos de embarcações próprias para sua necessidade. Em Paraty, a operadora Wind Charter oferece o veleiro “Paratii 2” do lendário navegador brasileiro Amyr Klink.

Operadora: Wind Charter – Rodovia Rio-Santos, km 576 – (24) 2404-0020 – Marina do Engenho – Paraty.

Saiba mais sobre a Rio-Santos aqui !

 

.

Posts Recentes

Hotéis Marriott International no Brasil anunciam promoções imperdíveis para a Black Friday

Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…

1 dia atrás

Orlando tem mais de 20 eventos para celebrar as Festas de Fim de Ano

Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…

1 dia atrás

Parceria entre Giro Brasil e Reisen Clube promove experiências de turismo na TV Cultura

O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…

1 dia atrás

Salvaterra: Da História Colonial às Praias da Ilha de Marajó

Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…

2 dias atrás

Salinópolis: Entre Praias Paradisíacas e Tradições Pesqueiras

Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…

2 dias atrás

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

2 dias atrás