Juntamente com Ilhabela e São Vicente, o Turismo Náutico em Cananeia tornou-se uma referência no estado de São Paulo pela variedade de roteiros, lindas paisagens e atividades proporcionadas aos turistas. Para a análise dos critérios adotados na votação, a Revista Veja e a Skal Internacional premiaram a cidade pelo empenho, dinâmica, acessibilidade e organização dos que compõem e participam desse segmento turístico. Aqui, iremos citar alguns roteiros interessantes a serem feitos e imperdíveis para quem que visitar Cananeia sob uma nova ótica.
Como dissemos anteriormente, a região de Cananeia é um berçário para a vida marinha. Essa riqueza está principalmente nos manguezais que são o resultado das águas dos rios que se unem com a do mar com uma quantidade enorme de material orgânico, fonte de alimentação para várias espécies. Atraídos para cá, peixes fazem do local, ponto de desova. Essa cadeia atrai peixes maiores e estes atraem também os botos-cinza. São muitos deles que vivem na área estuarina e dão um verdadeiro espetáculo.
Com esse cenário fantástico, somado à organização das associações de donos de embarcações e à infraestrutura da cidade, hoje, a observação de golfinhos é uma realidade. Com embarcações saindo do Trapiche Municipal até a Baía de Trapandé, os botos-cinza ficam próximos à praia do Itacuruçá, na Ilha do Cardoso. A procura por esse atrativo é tanta, que até os pescadores se envolveram e mudaram de atividade.
Essa prática de turismo é uma das melhores, pois é sustentável, desenvolve economicamente a região e, ao mesmo tempo realiza pesquisas científicas e a conscientização da preservação do animal. Um exemplo da importância do boto–cinza é tão grande que, entre 2011 e 2012, o Projeto Boto-Cinza foi selecionado para participar do Programa Petrobras Ambiental.
Outro passeio náutico pra lá de inusitado é o noturno nas águas fluviais do Complexo Estuarino de Cananeia para a observação do jacaré-de-papo-amarelo. O embarque é feito no Trapiche Municipal. Pela preservação ambiental da região, o Complexo Estuarino Lagunar é caracterizado por um canal marinho denominado Mar Pequeno, com enorme quantidade de matéria orgânica originária dos rios que compõem o Complexo, formando assim o habitat perfeito para essa espécie, que é encontrada com certa abundância, principalmente nos rios Jacó e Olaria, em Cananeia e os rios Boguaçu e Nóbrega, em Ilha Comprida.
Aqui, a ideia é você alugar um barco e navegar entre as pequenas ilhas de Cananeia e também a do Cardoso. São inúmeras paisagens de tirar o folego que vão fazer você entender a geografia local.
Leia mais informações sobre Cananeia e outras cidades do Litoral Paulista
[3d-flip-book mode=”fullscreen” urlparam=”fb3d-page” id=”22881″ title=”false”]
Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…
Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…
O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…
Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…
Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…