O estado do Espírito Santo para quem não conhece é um mix de tudo. Praias e extenso litoral, lagoas imensas principalmente na região norte do estado, parques nacionais super interessantes, como o Caparaó, cidades serranas com influência principalmente de alemães, italianos, portugueses e pomeranos, montanhas e cachoeiras lindíssimas, gastronomia diversificada e um povo acolhedor, que tem raízes negras e indígenas com grande influência dos europeus, que ali chegaram para dar ao estado um ambiente de muitas facetas culturais e de costumes.
Praias famosas como a baladeira e agitada Guarapari, passando por outras mais desertas, como a de Anchieta e suas tradições religiosas de Padre José de Anchieta no sul do estado, a ecológica Conceição da Barra – reserva de tartarugas marinhas e a quase rural Itaúnas bem no extremo norte do estado, com seu forró mágico.
Outros destaques ficam por conta de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Santa Tereza e Pedra Azul nas serras capixabas e o majestoso parque do Caparaó, que ultimamente vem se despontando como uma das maiores atrações naturais e ecológicas do Brasil e do estado.
Mas não só de recursos naturais vive o Espírito Santo. O turismo religioso tem grande presença no estado. Um exemplo disso é a Festa da Penha, que esse ano acontecerá entre 04 a 12 de abril de 2021.
Na programação, atividades para um número reduzido de pessoas, obedecendo as orientações das autoridades de saúde, mantendo o formato virtual e interativo, iniciado na última edição da festa. O tema da Festa da Penha 2021 é “Vosso olhar a nós Volvei”, em alusão ao canto tradicional da devoção Mariana e ao poder do olhar misericordioso de Nossa Senhora sobre nosso povo.
Atraindo normalmente fiéis de todas as partes do Brasil, os eventos híbridos impostos pela pandemia do novo Coronavírus deverão permanecer possibilitando o acesso de ainda mais pessoas e garantindo conforto e segurança para todos”.
O Frei Paulo Roberto, Guardião do Convento, explicou que, entre as atividades virtuais e interativas, será mantido diariamente o Programa Salve Mãe das Alegrias, ao vivo, com notícias, entrevistas e variedades, em um formato inovador. A Recitação do Terço e a Consagração à Nossa Senhora também serão realizadas diariamente em formato on-line, assim como a Eucaristia e a transmissão das missas vespertinas.
Nossa Senhora da Penha Vila Velha – Foto: Márcio Auriema Nossa Senhora da Penha Vila Velha – Foto Márcio Auriema
“Já as atividades presenciais, como a abertura do Oitavário e a Missa de encerramento, entre outras, acontecerão com controle de público, em número de participação conforme orientação das autoridades sanitárias.
USO DE MÁSCARAS E DISTANCIAMENTO SERÃO RÍGIDOS AOS PARTICIPANTES
Segundo Frei Paulo Roberto, a escolha se faz propícia no cenário atual, em que devemos renovar os votos de fé para que nossa padroeira interceda por nós. Mas, também tem outro significado nesse período de pandemia.
Ele explica que em tempos de rosto coberto pela máscara, sinal de cuidado e prevenção, o olhar adquire relevância especial. Neste “novo normal”, mascarado e com distanciamento, os olhos reforçam a missão própria de serem o “espelho da alma” e, através deles, as pessoas aprendem a sorrir, a acolher, a cumprimentar, a abraçar, a demonstrar afeto e atenção.
“Os olhos são provocados a abandonar a cultura da indiferença e da invisibilidade para se tornarem caminho de encontro, comunhão e aproximação entre as pessoas. O olhar de Nossa Senhora em seus diversos ensinamentos também estará presente nos temas escolhidos para o Oitavário durante os dias de homenagem à Padroeira”, afirmou o Frei.
A Festa da Penha é uma das maiores tradições e manifestações religiosas do Brasil. Aliado a isso, o turista que por lá estiver pode conferir ainda as belezas dos cenários da capital Vitória, com as famosas praia do Canto e Curva da Jurema, como passear na Ilha do Boi, ou se deliciar com as praias de mar esverdeado de Vila Velha, ou provar os deliciosos chocolates da Garoto que diariamente saem fresquinhos da fábrica de chocolates mais antiga do Brasil em funcionamento. Vale a pena conferir, aliás o Espírito Santo é um estado de Espírito!
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Festa da Penha.