Com menos de 3.000 habitantes, Urupema é considerada a cidade mais fria do país. Localizada no topo da Serra Catarinense, tem temperatura média anual de 13°C, chegando a números negativos no inverno.
Há poucos meios de hospedagem, e uma opção são pequenas pousadas, em locais isolados, mas com paisagens de vales e total sossego.
Quem for circular pelas estradas do vale precisa ficar atento, porque camadas de gelo fino cobrem o asfalto nos períodos mais frios.
A cascata é uma das atrações de Urupema, que no inverno chega a ter suas águas congeladas, oferecendo um cenário inusitado.
O Morro das Torres, onde se localiza a estação meteorológica do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM), fica a 1.726 metros, sendo o local mais frio do município, mas que vale a visita principalmente pela vista panorâmica da região dos vales.
No centro da cidade fica a Praça Municipal Manoel Pinto de Arruda, em frente à igreja matriz, Igreja de Santana, dedicada à padroeira da cidade, com espaços variados. Há um lago que congela nos dias mais frios, um termômetro e um letreiro da cidade, além de um jardim suspenso, uma gruta e algumas araucárias.
No Rio Canoas, um riacho localizado logo ao lado da praça central da cidade, trutas arco-íris vivem em habitat natural, podendo ser vistas nadando.
Na Fazenda do Barreiro, fundada em 1782 pelo português José Joaquim Pereira, há um museu, com vários objetos que retratam os mais de 200 anos de história da fazenda, que funciona também como pousada e tem atividades como cavalgadas, caminhadas e pescarias.
A Reserva Faldum oferece belíssimas paisagens, com lagos, campos e araucárias. A reserva é lar de inúmeras espécies de pássaros e mamíferos, em especial os papagaios charão e de peito roxo. Oferece ainda trilhas ecológicas, observação de pássaros, passeios de canoa pelo lago e deliciosas comidas serranas.
No caminho que leva à cidade, há vários restaurantes e cafés, que oferecem “gostosuras” locais, como cucas, biscoitos e tortas, entre outras delícias.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Secretaria do Turismo e Urbanismo do Município de Urupema / Portal Municipal de Turismo de Urupema / reprodução via https://turismo.urupema.sc.gov.br/