Estância Harberton
Os passeios para conhecer a Isla Martillo e os seus famosos pinguins passa necessariamente pelo Estância Harberton. O luxuoso catamarã que nos leva até ilha desembarca nesta fazenda e é de lá que seguimos em grupos menores (os turistas são divididos em dois grupos) para a outra ponta da ilha. Enquanto um grupo aproveita para visitar o museu da fazenda e conhecer a sua história o outro se desloca, em um pequeno barco, para a região dos pinguins.
O motivo é o tamanho da embarcação e o controle da quantidade de pessoas que podem trafegar pelo local ao mesmo tempo. Estes cuidados é que proporcionam um turismo sustentável nesta região.
A Estância Harberton, uma fazenda datada de 1887, é hoje Monumento Histórico Nacional. Foi fundada por Thomas Bridges. Aos 13 anos, Thomas e sua família foram de Londres para as Ilhas Malvinas. Nas Malvinas conheceram a cultura do povo nativo da Terra do Fogo, os Yamana. Como missionário, logo fundou a Missão Anglicana, em 1870, em Ushuaia. O nome Haberton, foi em homenagem ao lugar de origem de sua esposa, em Devon, Inglaterra.
Foi o primeiro armazém de produtos importados da região.Hoje, a fazenda vive do turismo e da criação de ovelhas para lã e gado para carne.
Você pode visitar a Estância Harberton de carro, pelas montanhas e preferivelmente com um 4×4, ou por via marítima. São realizados passeios turístico pelo local com guias especializados.
Para conhecer mais sobre Ushuaia visite nossa página.