Anda-se de trem no fim do mundo
Um dos passeios mais interessantes para se fazer em Ushuaia é conhecer o Parque Nacional utilizando-se o “trem do fim do mundo“. Seus trilhos foram construídos pelos presidiários da ilha com o objetivo da extração de árvores nos bosques da região. Durante anos e diariamente eram levados de trem da região central para os bosques.
O caminho do passeio percorre os últimos 7 km deste percurso em meio a incríveis paisagens de rios, montanhas, fauna e flora.
O trem sai da estação Ferrocarril Austral Fueguino na área do Parque e no final da conhecida ruta 3. A ruta 3 é a estrada que interliga toda a região com o restante do país. Ao longo do caminho você receberá, por áudio, em inglês, espanhol e português, informações sobre a história da ferrovia e do parque.
A primeira parada do passeio é na Estação Cascata La Macarena, aqui você vai conhecer um pouco da cultura dos Yámanas e ver, por meio de um mirante, a nascente da cascata La Macarena.
O caminho
O caminho é muito bonito mas a velocidade do trem é lenta e ao longo de duas horas pode ficar cansativo. Na estação final do trem, você tem a opção de descer ao invés de retornar pelo mesmo caminho. Porém, se você não contratou o serviço de van no pacote do passeio terá que fazer uma caminhada pelo parque ou aguardar o próximo horário do trem.
Normalmente são em períodos distintos. Consulte os horários.
O passeio vale a pena! Mas você tem que ter o espirito de quem quer desfrutar de cada detalhe do que está experimentando.
Entrar na história dos presos, observar as cores, cheiros e sons do meio ambiente. E deixar-se envolver pelas paisagens do local.
Caso você seja um turista “ansioso” vale a pena se programar para fazer apenas o caminho de ida e se preparar para andar pelo parque ou programar a condução para te buscar na estação final.
Clique para saber mais sobre história, meio ambiente e turismo em Ushuaia