Com um cenário cultural e artístico vanguardista e cheio de tradições, a República Tcheca é um destino verdadeiramente impressionante. A Páscoa, por lá, é celebrada de maneira bem diferente do que vivenciamos no Brasil. Ao invés de ovos de chocolate e coelhinho, ovos de galinha pintados à mão, rituais pagãos, cordeiros e chicotes de fios de cordeiro fazem parte da simbologia e festividade.
Comemorado em dois dias, no domingo e na segunda-feira, o Velikonoce, páscoa em tcheco, é um feriado atípico porque não tem data fixa e cada ano tem uma data diferente, que pode variar até um mês. É marcado pelo início da primavera em março. Este ano, o domingo de páscoa, será no dia 4 de abril. As festividades, no entanto, começarão no fim de semana prologado que vai de 2 a 5 de abril.
No domingo, o Velikonoce é comemorado com muita comida. É nesse período que a gastronomia típica entra em cena e é ainda mais evidenciada. Entre as delícias se destacam o presunto assado com calda de cerveja tcheca – considerada uma das melhores do mundo -, salsichas caseiras, pratos que levam carne de cordeiro, cabrito e coelho, pães e bolos doces recheados com frutas cristalizadas e biscoitos fritos cobertos com açúcar ou mel.
Feiras e mostras de artesanato, desfiles, passeios de carroça e celebrações em castelos, como o Loučeň, também fazem parte do Velikonoce. Entretanto, são os ovos de galinha decorados que se tornaram o símbolo tanto no país quanto fora dele. Historicamente, os ovos de galinha eram comidos apenas na primavera, já que durante o inverno as galinhas eram abatidas. Durante a páscoa, eles são esvaziados e decorados artesanalmente de diversas maneiras, podendo ser pintados, raspados, coloridos com tintura de cebola, gravados, decorados com arame ou perfurados. A técnica é chamada de “kraslice” e é considerada uma das mais tradicionais características do Velikonoce na República Tcheca. A troca de ovos, que acontece durante a festa, é considerada a celebração da primavera, vida e fertilidade.
Em Veselý kopec, na Boêmia Oriental, há uma parada carnavalesca com o “espantalho”, personagem vestido com roupas de palha que simboliza a saúde e fertilidade às mulheres. As casas são decoradas no estilo pascal e os moradores se vestem com roupas de época. A famosa procissão, que acontece antes da Semana Santa, está inscrita na lista da UNESCO desde 2010 e é um dos pontos altos da celebração na região.
Outra tradição muito forte durante o Velikonoce é a “pomlázka”, que são varas trançadas e decoradas com fitas coloridas, que os meninos usam para ‘chicotear’ as meninas. Ninguém sai ferido na brincadeira. O ato simbólico é feito durante cantigas folclóricas e representa a garantia da fertilidade feminina.
Apesar de ser um país ateu, o país conta com inúmeras celebrações religiosas. No Mosteiro Velehrad, local onde começou a ser escrita a história milenar do Cristianismo nesta parte da Europa, anualmente acontecem romarias nacionais das quais participam dezenas de milhares de pessoas. É um dos locais de peregrinação mais importantes da República Tcheca – entre 5 e 14 de abril serão celebradas as liturgias da Páscoa e da Ressureição.
E como dizem na República Tcheca: Veselé Velikonoce! Feliz Páscoa!
*Texto por: Carolina Berlato com informações de agência
Imagem Destaque por: Lubos Houska/ Pixabay
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…
A Mercado SP sediou no último dia 12 de novembro, no Mercadão, a 4ª reunião…
Para comemorar o Réveillon em grande estilo, algumas unidades da Summit Hotels terão uma ceia…